Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Consumo de vinho pode ajudar a combater sintomas da depressão

Foto: Freepik

Por: Priscila Horvat

28/03/2025 - 11:03 - Atualizada em: 28/03/2025 - 11:55

Pesquisadores da Espanha afirmam que beber uma taça de vinho por dia pode ajudar pessoas com depressão, aliviando sintomas da doença. Após sete anos de pesquisa, o estudo PREDIMED foi publicado no periódico BMC Medicine.

O estudo contou com mais de 5.000 participantes. As pesquisas mostram que o consumo de vinho diminui significativamente o risco de depressão.

O cheiro também pode influenciar no bem-estar. Ao misturar o vinho com notas de lavanda ou bergamota, conhecidas por trazer a calma, o olfato pode ajudar também em uma situação de irritação.

3 dicas de vinhos que harmonizam com a gastronomia típica alemã

Vinho Jerez, o tesouro espanhol que você precisa conhecer

O álcool na bebida atua também com a diminuição do nível de atividade do sistema nervoso e assim, promove relaxamento. Mais do que isso, ele aumenta os níveis de dopamina no cérebro, neurotransmissor associado ao prazer e recompensa.

Já a terapia sensorial entra no explorar das sensações. Ao criar experiências e sentimentos junto a aromas e sabores, as vinícolas podem estimular memórias afetivas e, com isso, reduzir o estresse do cliente.

Proprietário da loja 067 vinhos, Alan Oliveira assiste de perto todos os dias a experiência dos clientes: “Para mim o vinho é uma tecnologia, uma tecnologia sensorial que ativa as emoções mais belas, mais profundas e de maior conexão que um humano pode ter com outro e pode ter com a Terra e o Universo. Dentro da nossa empresa, o nosso objetivo está muito além de vender vinhos, muito além de vender bebidas alcoólicas, o nosso objetivo está em promover a conexão entre o nosso cliente e a sensação que toda essa bebida ancestral pode promover para aquele momento. Nós estamos preparados e estamos prontos para isso”.

Mesmo com seus benefícios, ainda deve se ter cuidado com o excesso. “Existem muitos estudos sobre o vinho que mostram tanto seu lado positivo como o negativo. Como tudo na vida, o excesso da bebida pode levar a resultados opostos a esses, por isso é necessário cuidado e moderação. Apesar disso, é um fato a relação sentimental que os apaixonados por vinho cultivam”, afirma Urandir Fernandes de Oliveira, CEO e fundador da loja.

Leia também:

Como fazer sabão caseiro de forma segura e sustentável

Homem aciona Justiça após ganhar R$ 169 mil no ‘Jogo do Tigrinho’ e não receber prêmio

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.