3 dicas de vinhos que harmonizam com a gastronomia típica alemã

Por: Priscila Horvat

24/10/2024 - 13:10 - Atualizada em: 24/10/2024 - 13:57

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

2024 marca os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Na região Sul do País, principalmente em Santa Catarina, a cultura germânica é celebrada sempre com muita música, danças típicas e, claro, a gastronomia tradicional. Embora o chope seja o acompanhamento sempre lembrado, os vinhos também têm seu espaço e podem ser uma escolha para harmonizar com a variada culinária alemã.

São vários os pratos populares, como o Joelho de Porco, as Bratwursts (Salsichas Grelhadas), o Strudel de Maçã, o Spätzel de Linguiça Blumenau e o Bretzel. Outras opções como o Rollmops, Tulipato e Choripato não ficam de fora na hora de harmonizar com o vinho.

“A combinação de vinhos com pratos tradicionais alemães é uma experiência que vai além do óbvio. O vinho pode suavizar os sabores intensos de pratos, oferecendo uma nova abordagem para quem já está acostumado com o chope”, destaca o Head Sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Tiago Locatelli.

De acordo com o sommelier, o Eugen Muller Riesling Mariengarten, um vinho branco alemão, harmoniza com o tradicional Joelho de Porco. “A acidez do Riesling, juntamente com suas notas cítricas, equilibra a gordura da carne, proporcionando uma experiência mais leve e agradável. Além disso, o vinho ajuda a limpar o paladar entre as garfadas, valorizando os sabores do prato”, explica.

Para pratos como o Spätzel de Linguiça Blumenau ou o Bretzel, Locatelli recomenda o Médico Ermete Lambrusco Phermento, um espumante italiano. “Suas notas de frutas vermelhas e a leve efervescência combinam com a textura da linguiça e do Bretzel, criando um contraste interessante entre a acidez do vinho e os sabores salgados desses pratos”, informa.

No caso de pratos mais pesados, como o Tulipato e o Choripato, o Alta Yari Malbec, um tinto argentino, se apresenta como alternativa. “As notas de frutas vermelhas desse vinho, aliadas aos taninos macios, complementam a intensidade das carnes, oferecendo equilíbrio e um ajuste ideal à textura dos pratos”, reforça.

“A celebração da cultura alemã vai além das tradicionais canecas de chope. A combinação de vinhos com a rica gastronomia típica oferece uma nova dimensão de sabores. Com opções que vão desde um refrescante Riesling até um encorpado Malbec, os apreciadores têm a oportunidade de explorar sabores e texturas que elevam a experiência gastronômica”, conclui Locatelli.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp