Aumenta expectativa para início da duplicação da BR-280

Lúcio Sassi

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/07/2016 - 04:07 - Atualizada em: 18/07/2016 - 07:38

Com o retorno do governador Raimundo Colombo (PSD) hoje ao país, aumenta a expectativa para a assinatura da ordem de serviço que dará início à duplicação do trecho urbano da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Colombo havia prometido que na semana passada viria à região para a assinatura do documento, mas saiu viagem internacional à Espanha e à Coréia do Sul, no último dia 8.

Segundo informou o engenheiro da Secretaria de Estado da Infraestrutura e fiscal da obra, Ivan Amaral, os valores parte inicial da obra estão assegurados. Serão R$ 30 milhões. Amaral afirmou que a liberação dos recursos pelo Pacto Por Santa Catarina dependia de deliberação quanto à parte orçamentária.

Com o trâmite resolvido, o início da obra depende exclusivamente da assinatura da ordem de serviço. Segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, o ato ainda não está previsto na agenda de Colombo nos próximos dez dias, porém, é possível que o assunto seja discutido novamente.

A duplicação da BR-280 irá começar na rotatória de acesso à Massaranduba pela SC-108, em Guaramirim. O engenheiro explicou que serão construídas marginais pelas laterais da rodovia, desviando o trânsito para que um elevado possa ser erguido no local. A licitação da obra foi concluída, no valor de R$ 85 milhões para um trecho de 9,5 quilômetros. O vencedor foi o Consórcio Infrasul, Coneville e Setor Sul, de Joinville.

Amaral afirma que a contratação da supervisão da obra está encaminhada. O formato da concorrência é diferente, sendo feito em duas etapas: a primeira, para julgamento da parte técnica das propostas – de cinco empresas interessadas -, e a segunda parte será o julgamento do preço proposto, fase que está prevista para o próximo dia 21. O valor desta licitação só será conhecido após o encerramento do processo. Os recursos já estariam previstos no valor total da obra, afirmou o engenheiro.