Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

HSA-Santé inaugura ambulatório de Saúde Mental em Guaramirim

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

29/04/2024 - 16:04 - Atualizada em: 29/04/2024 - 16:15

Tão necessária quanto o cuidado com o corpo, a atenção à saúde mental tem entrado cada vez mais na lista de prioridades da população, na busca por uma vida mais saudável e equilibrada. Fundamental para se enfrentar os desafios e adversidades do cotidiano, o cuidado com a saúde mental também evita o desencadeamento de diversas doenças, como depressão e ansiedade.

Com o intuito de proporcionar um atendimento de referência nesta área, o Hospital Santo Antônio-Santé (HSA-Santé) inaugurou no mês de abril o seu novo ambulatório de Saúde Mental, que vem oferecer suporte integral à saúde emocional e mental dos moradores da macrorregião do Vale do Itapocu.

De acordo com o diretor geral do HSA-Santé, Thiago Furtado, a unidade está incluindo na sua gama de atendimentos consultas de valor social, a partir de R$ 250,00. “Temos o intuito de atender as pessoas com qualidade e não poderíamos deixar de pensar no atendimento à saúde mental dos nossos pacientes. Por isso, queremos que a comunidade saiba que aqui pode buscar apoio, escuta qualificada e profissionalismo”, ressalta Furtado.

O ambulatório conta com uma equipe altamente qualificada, comandada pela médica e também diretora técnica, Dra.Talita Angeoleti Buss e pelos médicos especialistas, Dr. Dedi Alves Ferreira Neto e Dr. Renato Koprik Ostapiuk. Para agendar uma consulta, o cidadão deve entrar em contato pelo WhatsApp, por meio dos números (47) 3376-9401 ou (47) 3376-9446.

Quando é necessário cuidar da saúde mental?

O cuidado com a saúde mental deve ser priorizado e fazer parte da rotina diária, assim como ocorre com o cuidado físico, para manutenção do bem-estar geral e da qualidade de vida de qualquer pessoa. No entanto, existem sinais que indicam maior urgência para se buscar um acompanhamento especializado.

Alguns indicadores comuns são alterações no apetite, como perda repentina ou excesso de alimentação sem causa física aparente, assim como isolamento e evitação de encontros e compromissos com pessoas próximas, sem justificativa ou mudanças repentinas de humor que afetam os relacionamentos interpessoais, também são aspectos que devem ser muito considerados. Confira outros fatores que podem apontar para a necessidade de se procurar uma ajuda médica profissional o quanto antes:

  • – Pensamentos repetitivos ou memórias intrusivas que prejudicam o cotidiano e a tomada de decisões;
  • – Sensação de confusão mental, lapsos de memória ou esquecimento frequente;
  • – Sentimentos intensos e exagerados de medo, angústia, preocupação, raiva ou tensão;
  • – Falta de energia e motivação para realizar atividades diárias;
  • – Dificuldade em cumprir tarefas cotidianas básicas, como cuidar da casa, dos filhos, trabalhar ou estudar;
  • – Sentimentos de desesperança, impotência ou falta de esperança no futuro;
  • – Dores físicas sem justificativa aparente;
  • – Uso descontrolado de substâncias como álcool, tabaco ou drogas;
  • – Pensamentos de machucar a si mesmo ou a outros;
  • – Alucinações auditivas, como ouvir vozes;
  • – Crença firme em coisas ou situações que não são verdadeiras.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).