Terror nos céus: tornados causam caos e pânico em comunidade

Foto: Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/04/2024 - 17:04 - Atualizada em: 27/04/2024 - 17:53

Na sexta-feira (26), cerca de 25 tornados varreram os estados americanos de Nebraska, Texas e Kansas, enquanto Missouri, Oklahoma e Iowa permaneceram em alerta. Com abril marcando o início do período de maior atividade de tornados, as previsões para este sábado indicam a possibilidade de mais ocorrências.

Em Omaha, Nebraska, a devastação foi evidente, com centenas de residências destruídas e pelo menos duas pessoas feridas. No condado de Lancaster, também em Nebraska, um tornado danificou um edifício onde cerca de 70 pessoas estavam, resultando em três feridos.

Kathy Bossman, chefe dos bombeiros de Omaha, relatou.

“Parece que muitas casas estão destruídas e muitas outras têm danos significativos. Temos cortes de energia, linhas elétricas caídas, vazamentos de gás, estruturas instáveis e árvores derrubadas.”

Foto: Reprodução

Elkhorn, outra cidade de Nebraska, também enfrentou a fúria de um tornado. Pat Woods, residente local, descreveu:

“Observamos ele tocar o chão a cerca de 200 metros de distância e então procuramos abrigo. Podíamos ouvi-lo passando. Quando emergimos, nossa cerca tinha desaparecido e ao olharmos para o noroeste, toda a vizinhança havia desaparecido.”

Cerca de 20 milhões de americanos residem na área que se estende do Texas até Iowa, onde os tornados foram registrados. Além dos tornados, ventos fortes e granizo também representam ameaças nessas regiões, conforme reportado pela emissora americana ABC.