A Associação de Amparo ao Bebê Carente – Casa do Caminho, que atua em Jaraguá do Sul há 27 anos, finalmente terá uma sede própria. A obra já foi iniciada em um terreno doado pelo Município, na Rua Osni Antônio Pradi, 150, no Bairro Jaraguá Esquerdo, e deve ser concluída em um prazo de 12 a 16 meses. Atualmente, a entidade funciona no Bairro Baependi, em um espaço cedido por um empresário jaraguaense.
De acordo com a presidente da Casa do Caminho, Angela Wenningkamp, a construção da sede está orçada em R$ 1,4 milhão e conta com a ajuda da comunidade para ir adiante. “Até agora foi arrecadado 1/3 deste valor”, informa. A advogada Cynara Maria Reinert, que faz parte da comissão do projeto representando o Rotary, é a voluntária responsável pela organização tanto na parte jurídica quanto na busca de recursos para continuidade da obra, cujo projeto arquitetônico foi idealizado, também de forma voluntária, pelo engenheiro e arquiteto Renato Escobar.

Terreno no Jaraguá Esquerdo foi doado pelo Município | Foto: Fábio Junkes
Ampliação do atendimento
“Há 27 anos, a Casa do Caminho tem uma atuação social muito grande e a procura pela assistência vem aumentando significativamente nos últimos anos. Com a nova sede, a intenção é dobrar o número de atendimentos e ampliar os serviços na região do Vale do Itapocu”, informa Angela Wenningkamp. Desde o início das atividades da Casa do Caminho, em 1997, as voluntárias já confeccionaram mais de 60 mil peças de roupas para recém-nascidos e foram entregues mais de 2.700 enxovais completos para bebês em vulnerabilidade social. “Atendemos gestantes de famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e que são encaminhadas até nós”, explica a presidente.
- Profissionais preservam ofícios que estão se tornando cada vez mais raros
- ‘Femusc une essência da cultura jaraguaense com a cultura internacional’, destaca maestro Alex Klein
- CMEI no Bairro Czerniewicz entrará em atividade no início de 2025
Amor e carinho em forma de roupinhas
Hoje, 22 voluntárias são responsáveis pela confecção dos kits, feitos com muito amor e carinho para garantir que os bebês tenham um mínimo necessário para sua acolhida ao nascerem. O kit maternidade, como é conhecido, destina-se em especial ao primeiro mês de vida da criança. “Com o passar do tempo, esse kit foi ampliado para 33 peças e adequado conforme a estação do ano que o bebê vai nascer – inverno, verão e meia estação”, diz Angela.
São entregues em média 30 kits por mês e todas as roupinhas são confeccionadas com base em doações. Os itens que não são produzidos pelas voluntárias, como fraldas, shampoos, sabonetes, pomadas, lenços umedecidos e banheiras, por exemplo, são adquiridos por meio de recursos provenientes da realização de bazares e brechós promovidos pela entidade.

São entregues em média 30 kits por mês | Foto: Divulgação

Todas as roupinhas são feitas por mulheres voluntárias | Foto: Divulgação
“Atendemos em média 300 famílias por ano e com a sede própria vamos duplicar para 600 entregas de kits maternidade às gestantes em vulnerabilidade social. Existe uma demanda reprimida de cadastros de gestantes no
Cras, pois, segundo relatório do Hospital Jaraguá, nascem 300 bebês por mês em Jaraguá do Sul, sendo 240 de famílias carentes”, destaca a presidente.
Formas de contribuição
A Casa do Caminho obteve o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal através da Lei nº 6.030/2011 e recebeu o título de Utilidade Pública Estadual com a Lei nº 18.563/2022. Interessados em contribuir com a entidade podem fazer doação de materiais para a obra, doação de valores via lei de incentivo fiscal ou online por meio da vakinha.com.br/5101218, do pix [email protected] e pix 07.102.393/0001-93.
São aceitas doações de itens têxteis em geral, como tecidos e fios, que são usados na produção das roupinhas. Também são bem-vindos os produtos de higiene para bebês que fazem parte dos kits. Quem deseja participar com trabalho voluntário deve entrar em contato com a entidade pelo telefone 47 99115-9004. Outra forma de contribuir é participando dos eventos que a entidade promove no intuito de arrecadar fundos, como cafés, brechós e bazares.
Para saber mais e participar deste importante projeto basta entrar em contato com a Casa do Caminho pelos seguintes canais:
• E-mail: [email protected]
• Telefone/WhatsApp: 47-99115 9004
Rotary e-Club do Distrito 4652
• E-mail: [email protected]
• Telefone/WhatsApp: 47-99969-4642