As obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rita de Cácia Ramos da Silva, antiga escola Dente de Leite, localizada na Rua Treze de Maio, 694, no Bairro Czerniewicz, estão em fase final. De acordo com a secretária de Educação de Jaraguá do Sul, Iraci Müller, a entrega da unidade deve ocorrer entre o fim deste ano e início do próximo.
O CMEI Rita de Cácia Ramos da Silva contará com 10 salas de aula e demais dependências, com capacidade de atendimento para até 200 crianças do Berçário I ao Maternal II. “A unidade estará em funcionamento para o ano letivo de 2025 totalmente equipada para receber alunos e servidores”, afirmou Iraci.
O prédio foi desapropriado e adquirido pela Prefeitura em 2019, por R$ 1.541.293,15. Para realizar a reforma e ampliação, o Município está investindo, com recursos próprios, um total de R$ 5,78 milhões.
- Ampliação do Centro de Inovação de Jaraguá do Sul vai fortalecer a base industrial e tecnológica da região
- Homenagens marcam os 25 anos da UTI neonatal do Hospital Jaraguá
- Tradição: Calendário do Advento une Natal e os 200 anos da imigração alemã no Brasil
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, da estrutura antiga da escola Dente de Leite foram preservados apenas o muro frontal, a estrutura de concreto armado da escada e, no térreo, a área que abrigará a área de serviço (lavanderia, depósitos e vestiário). No pavimento superior, manteve-se toda a estrutura que será adaptada para as salas do maternal, sala de professores, espaço multiuso e banheiros. Em ambas as áreas, foram conservadas a estrutura de concreto armado e a laje, além de parte das vedações, que também puderam ser reaproveitadas. Porém, todas as instalações foram totalmente renovadas.
“As demais áreas da edificação foram demolidas para dar lugar a uma nova construção, projetada de acordo com as instruções normativas técnicas, garantindo acessibilidade, conformidade com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros e os requisitos da Vigilância Sanitária, assegurando o bem-estar e a segurança de alunos e servidores”, informa a secretária da pasta.