Homenagens, histórias e muita emoção marcaram a cerimônia de celebração de 25 anos da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá. O evento aconteceu na noite de terça-feira (19) e reuniu autoridades municipais, empresários, colaboradores, enfermagem e médicos que atuaram na unidade durante sua inauguração. A cerimônia também marcou a campanha “Novembro Roxo”, com destaque para 17 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade.
“Esse é um momento de comemorar, mas principalmente de reconhecer. Agradecer a todos que ajudaram a tornar isso possível. A todos que colaboraram para que tantas vidas fossem salvas e transformadas”, agradeceu o diretor Executivo do Hospital Jaraguá, Sergio Luís Alves.
Entre os homenageados da noite, um dos destaques foi o empresário Wandér Weege, considerado padrinho da UTI Neonatal , por contribuir de forma significativa na fundação e também na história da mesma. “Não imaginava que essa estrutura fosse conseguida com a minha ajuda naquela época. Que fantástico poder dizer quantas vidas foram salvas com esse equipamento e principalmente com a dedicação de tanta gente. Realmente, uma força muito forte que nos motiva muito”, comentou Weege.
Familiares de crianças que passaram pela UTI Neo também estiveram presentes. Uma delas é a Josiane Kopp, mãe da pequena Luiza, que nasceu de 28 semanas, com 880 gramas, e hoje, já é uma adolescente. “Minha filha ficou 55 dias dentro da UTI Neo e hoje está viva, bem e saudável, graças ao empenho de todos os médicos e do Hospital. Faltam palavras para agradecer por tanto”.
- Saiba qual é a ligação de Arthur Moreira Lima, um dos maiores nomes da música clássica no Brasil, com Jaraguá do Sul
- Tradição: Calendário do Advento une Natal e os 200 anos da imigração alemã no Brasil
- Conta de luz está mais barata com entrada em vigor da bandeira amarela
Mais de cinco mil e oitocentos bebês já passaram pela UTI Neo
A UTI Infantil foi inaugurada no dia 5 de novembro de 1999, quando foram entregues quatro leitos pediátricos e seis leitos neonatais. Segundo consta no livro de internações, o primeiro paciente da UTI Infantil foi registrado no dia 29 de novembro de 1999, uma criança de 7 anos na época.
Em seguida, no dia 10 de maio de 2020, foi inaugurada a UTI Pediátrica, marcando a separação da UTI Neonatal. A partir de então, passaram a ser disponibilizados dez leitos neonatais e dez leitos pediátricos, ampliando o atendimento infantil para a comunidade.
Ao longo destes 25 anos, mais de 5.800 bebês e crianças já passaram pela UTI infantil, que mantém uma taxa média de ocupação de 92%, com aproximadamente 20 internações mensais (tempo de permanência de um bebê é de semanas a meses, podendo ser de aproximadamente 120 dias). Atualmente, o Hospital Jaraguá é referência Materno Infantil, em Maternidade alto risco tipo II para o Vale do Itapocu, contemplando os sete municípios da região, com média de 340 nascimentos mês.
Novembro Roxo
A campanha destaca um problema que afeta milhões de bebês todos os anos. A prematuridade atinge 15 milhões de recém-nascidos no mundo, sendo 340 mil no Brasil – uma média de 6 prematuros a cada 10 minutos. Muitos enfrentam riscos de vida ou sequelas graves, exigindo cuidados especiais na UTI Neonatal, já que o nascimento antecipado triplica o risco de mortalidade e complicações futuras.
Este ano, o tema da campanha é “Acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, reforçando a importância desse cuidado. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade, transformação e a força dos prematuros, que carregam consigo uma notável ” vontade de viver” .