Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Homenagens marcam os 25 anos da UTI neonatal do Hospital Jaraguá

Foto: Arquivo OCP

Por: Elisângela Pezzutti

21/11/2024 - 16:11 - Atualizada em: 22/11/2024 - 12:48

Homenagens, histórias e muita emoção marcaram a cerimônia de celebração de 25 anos da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá. O evento aconteceu na noite de terça-feira (19) e reuniu autoridades municipais, empresários, colaboradores, enfermagem e médicos que atuaram na unidade durante sua inauguração. A cerimônia também marcou a campanha “Novembro Roxo”, com destaque para 17 de novembro, data em que se comemora o Dia Mundial da Prematuridade.

“Esse é um momento de comemorar, mas principalmente de reconhecer. Agradecer a todos que ajudaram a tornar isso possível. A todos que colaboraram para que tantas vidas fossem salvas e transformadas”, agradeceu o diretor Executivo do Hospital Jaraguá, Sergio Luís Alves.

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Entre os homenageados da noite, um dos destaques foi o empresário Wandér Weege, considerado padrinho da UTI Neonatal , por contribuir de forma significativa na fundação e também na história da mesma. “Não imaginava que essa estrutura fosse conseguida com a minha ajuda naquela época. Que fantástico poder dizer quantas vidas foram salvas com esse equipamento e principalmente com a dedicação de tanta gente. Realmente, uma força muito forte que nos motiva muito”, comentou Weege.

Familiares de crianças que passaram pela UTI Neo também estiveram presentes. Uma delas é a Josiane Kopp, mãe da pequena Luiza, que nasceu de 28 semanas, com 880 gramas, e hoje, já é uma adolescente. “Minha filha ficou 55 dias dentro da UTI Neo e hoje está viva, bem e saudável, graças ao empenho de todos os médicos e do Hospital. Faltam palavras para agradecer por tanto”.

Mais de cinco mil e oitocentos bebês já passaram pela UTI Neo

A UTI Infantil foi inaugurada no dia 5 de novembro de 1999, quando foram entregues quatro leitos pediátricos e seis leitos neonatais. Segundo consta no livro de internações, o primeiro paciente da UTI Infantil foi registrado no dia 29 de novembro de 1999, uma criança de 7 anos na época.

Em seguida, no dia 10 de maio de 2020, foi inaugurada a UTI Pediátrica, marcando a separação da UTI Neonatal. A partir de então, passaram a ser disponibilizados dez leitos neonatais e dez leitos pediátricos, ampliando o atendimento infantil para a comunidade.

Ao longo destes 25 anos, mais de 5.800 bebês e crianças já passaram pela UTI infantil, que mantém uma taxa média de ocupação de 92%, com aproximadamente 20 internações mensais (tempo de permanência de um bebê é de semanas a meses, podendo ser de aproximadamente 120 dias). Atualmente, o Hospital Jaraguá é referência Materno Infantil, em Maternidade alto risco tipo II para o Vale do Itapocu, contemplando os sete municípios da região, com média de 340 nascimentos mês.

Foto: Divulgação/Hospital Jaraguá

Novembro Roxo

A campanha destaca um problema que afeta milhões de bebês todos os anos. A prematuridade atinge 15 milhões de recém-nascidos no mundo, sendo 340 mil no Brasil – uma média de 6 prematuros a cada 10 minutos. Muitos enfrentam riscos de vida ou sequelas graves, exigindo cuidados especiais na UTI Neonatal, já que o nascimento antecipado triplica o risco de mortalidade e complicações futuras.

Este ano, o tema da campanha é “Acesso a cuidados maternos e neonatais de qualidade em todos os lugares”, reforçando a importância desse cuidado. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade, transformação e a força dos prematuros, que carregam consigo uma notável ” vontade de viver” .

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.