Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

‘Femusc une essência da cultura jaraguaense com a cultura internacional’, destaca maestro Alex Klein

Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

05/12/2024 - 06:12

De 12 a 25 de janeiro de 2025, Jaraguá do Sul sedia o 20º Femusc (Festival Internacional de Música de Santa Catarina), considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina. O maestro e oboísta Alex Klein, idealizador e diretor artístico do Femusc, afirma que esta 20ª edição será histórica. “São 20 anos de glória para um evento que juntou a essência da cultura jaraguaense com a cultura internacional”, destaca, completando que desde o seu início, o festival atraiu mais de 8.500 jovens de 40 países, e 867 professores, representando o mais alto escalão da música internacional.

Alex Klein também ressalta que o Femusc nunca precisou investir dinheiro em sua promoção junto aos estudantes. Não foram impressos cartazes nem brochuras, tampouco foram realizadas viagens para audições em diferentes países. “Todo o sucesso estudantil do festival é fruto da experiência positiva que lhes é referida quando nossos alunos voltam para casa. O mesmo acontece com os professores, que se apressam para confirmar sua participação, apesar de estarmos fora da rota Estados Unidos, Europa e Japão, que é onde ocorre a maioria dos eventos desta magnitude”.

Além de maestro e diretor artístico do Femusc, Alex Klein é o idealizador do festival |Foto: Chan/Divulgação

Para o maestro, o que se apresenta no Femusc literalmente não tem preço. “Como podemos colocar números atrás de uma apresentação de ópera que usa mais de 200 horas de ensaios? Como explicar o comprometimento de jovens que se dispõem a tocar em nossas penitenciárias ou em uma praça de alimentação do shopping e, assim, disseminar a beleza da música?”, diz.

A edição 2025 do Femusc terá 80 concertos sociais que serão realizados no shopping, no Lar das Flores, nos hospitais Jaraguá e São José e no Presídio Regional de Jaraguá do Sul | Foto: Divulgação

Apresentações gratuitas

Esta 20ª edição do Femusc conta com cerca de dois mil inscritos, entre músicos, professores e alunos de música de diversos países. Todas as apresentações são gratuitas. A programação inclui 111 concertos que serão apresentados no Centro Cultural Scar, com temas distintos focando em piano, canto lírico, violão e harpas, incluindo a Música Popular Brasileira. “No dia 18 de janeiro, o violonista, compositor e cantor Guinga será o convidado especial para um grande show de MPB”, informa Alex Klein.

A exemplo de anos anteriores, outros 80 concertos sociais serão realizados no shopping, no Lar das Flores, nos hospitais Jaraguá e São José e no Presídio Regional de Jaraguá do Sul.

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.