Lançamento do 20º Femusc é marcado pela apresentação de sua nova identidade visual

Foto: Eduardo Ferreira

Por: Elisângela Pezzutti

23/10/2024 - 16:10 - Atualizada em: 23/10/2024 - 16:57

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A 20ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), que acontece de 12 a 25 de janeiro de 2025, foi lançada na noite desta terça-feira (22), na Sociedade Cultura Artística (Scar). Na ocasião também foi apresentada a nova identidade visual criada pelo artista plástico Luciano Martins para celebrar os 20 anos do festival.

Martins é um artista que tem seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior. Ele explica que o processo criativo da nova identidade do Femusc considerou a preocupação dos organizadores para que a comunicação fortalecesse a marca e, ao mesmo tempo, fosse limpa e fluida. Para isso, ele buscou as cores preta e amarela. “O preto transmite sofisticação ao mesmo tempo em que é associado a uma sensação de mistério, elegância, força e formalidade, enquanto a cor amarela chama a atenção e atrai a leitura”, diz o artista, que traz para a identidade do festival a figura de um Beethoven com estilo mais pop, desenhado à mão para garantir o destaque sempre devido ao compositor alemão, uma das maiores expressões da música clássica mundial.

Nova identidade visual traz a figura do compositor alemão, Beethoven | Foto: Divulgação/Femusc

Trazer Beethoven novamente para a identidade do Femusc também não foi mera coincidência. “A genialidade do compositor é fonte eterna de inspiração e representa a perseverança, a criatividade e o espírito indomável que todos os jovens músicos devem buscar”, afirma Luciano, que não esconde a empolgação com o evento de projeção internacional. “O Femusc é um farol de esperança e inspiração, guiando os jovens músicos em sua jornada para o palco e permitindo que a luz própria de cada participante brilhe”, completa o artista.

O artista plástico Luciano Martins foi o criador da nova identidade visual do Femusc | Foto: Eduardo Ferreira

Luciano tem um lado totalmente voltado para a causa social. Em 2023, o artista fundou o Instituto Luciano Martins, que buscar conectar a arte à inclusão social. Para o maestro Alex Klein, idealizador e diretor-artístico do Femusc, o vínculo do artista a projetos sociais garante a sincronia entre o festival e o artista. “O Femusc tem sua missão primeira de dar oportunidade para tantos talentos muitas vezes escondidos pela falta de acesso, e esse grande artista, Luciano Martins, bebe nessa mesma fonte”, diz Klein.

Momento mágico

“Estamos muito felizes com o lançamento do 20º Femusc. É uma data bastante especial, que visa fazer com que as pessoas se sintam motivadas a participar desse evento que será muito bacana, com certeza. Nós estamos com uma nova identidade visual justamente para celebrar os 20 anos do festival, então também é uma oportunidade de fazer com que as pessoas conheçam essa marca jovem e descontraída que nós criamos para o Femusc, que terá muita coisa boa. Nós vamos ter os concertos que acontecem todos os anos, as aulas, uma série de eventos em lugares diversos aqui da cidade, trazendo muita música para o público”, diz a presidente do Instituto Femusc, Monika Conrads, para quem a música é algo mágico, que faz as pessoas se desligarem do cotidiano e se conectarem com outras pessoas. “Então, é esse momento mágico que a gente pretende trazer a Jaraguá do Sul através do Femusc”, declara.

A presidente do Instituto Femusc, Monika Conrads, destacou que a nova identidade visual celebra os 20 anos do maior festival de música erudita de Santa Catarina | Foto: Eduardo Ferreira

Também considerado o maior festival-escola da América Latina, a 20ª edição do Femusc contará com cerca de 200 apresentações gratuitas, 50 oficinas para 340 músicos e uma Colônia de Férias Musical para 160 jovens, totalizando 500 alunos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.