Advogado é o primeiro representante de Jaraguá do Sul no conselho federal da OAB

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

05/02/2022 - 07:02

O ex-presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Jaraguá do Sul, Gustavo Pacher, foi diplomado esta semana como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por Santa Catarina. Pacher é o primeiro representante da região desde a fundação da OAB há 91 anos.

No dia 15 de março acontece a posse oficial da OAB, em Brasília, com a presença de representantes dos três poderes. O mandato de todos os integrantes da gestão será de três anos.

A bancada catarinense é composta por Gustavo Pacher, de Jaraguá do Sul, Maria de Lourdes Bello Zimat, de Joinville, Gisele Kravchychyn, Rejane Sanchez, Pedro Miranda, e Rafael Horn – que foi eleito vice-presidente da OAB Nacional, estes de Florianópolis.

Pacher destaca que “essa conquista, inédita, representa o reconhecimento da qualidade do trabalho e da advocacia desenvolvida na região, que contribuirá para implantar os avanços alcançados por Santa Catarina em todo o território nacional.”

O Conselho Federal é o órgão máximo de deliberação da OAB, responsável por decidir questões internas da entidade, pelas indicações de representantes da advocacia nos tribunais, dentre outras atribuições.

O CFOAB será presidido por Beto Simonetti, do Amazonas, com o objetivo de priorizar o diálogo institucional. “A OAB terá diálogo com todos os poderes, com todas as instituições. Sem qualquer conotação partidária, e tendo a Constituição Federal da República Federativa do Brasil como sua ideologia.”

Simonetti foi eleito na noite de segunda-feira (31) com 77 votos dos 80 válidos. O mandato do novo presidente vai de 1º de fevereiro de 2022 a 31 de janeiro de 2025. O advogado amazonense fica no lugar de Felipe Santa Cruz.

Pautas importantes

Segundo Gustavo Pacher, Santa Catarina e Jaraguá do Sul ganharam uma relevância que nunca tiveram, já que até o momento não tinham representantes eleitos na OAB nacional. “Isso demonstra a relevância que a advocacia de Jaraguá vem ganhando e conquistando espaço. Temos empresas e profissionais aqui que são referência mundial, então, a advocacia também tem se colocado neste patamar”, destaca.

Ele comenta que entre as pautas que terão atenção especial com a nova composição da OAB estão a união da classe dos advogados, o aperfeiçoamento das relações institucionais e a despolarização da entidade.

“O grande propósito desta gestão é valorizar os profissionais, promovendo a união da categoria e aperfeiçoar a interlocução com todos os poderes. A OAB não tem partido. Ela precisa estar envolvida politicamente, mas sem nenhuma ideologia partidária”, enfatiza Pacher.