Viajar, comer, evoluir, e levar memórias! Um pouco do que comi na Amazônia

Por: Juliana Nardelli

24/07/2023 - 14:07 - Atualizada em: 28/07/2023 - 13:38

 

Já dizia Mario Quintana: “Viajar é mudar a roupa da alma.” Vou acrescentar a esta sábia frase, Viajar é ampliar o repertório de sabores, aromas e evoluir o paladar.

Recentemente, estive em Manaus e conheci um pouco da gastronomia amazônica. Riquíssima em sabores, cores, ingredientes diferentes do que conhecemos no Sul do Brasil. Ingredientes que trazem cultura, história, e ainda conservam fortes influências indígenas.

Diante de cada prato, pude refletir sobre o quanto um ingrediente nos conta de sua origem. Os peixes amazônicos têm grande destaque, afinal o Rio Amazonas é o maior do mundo! E ainda tem o Rio Negro, ambos com características muito marcantes, rios de floresta! Pirarucu é o maior peixe com escamas de águas doces do mundo. Tambaquis, matrinxãs, e tantos outros que aparecem em várias receitas. A mandioca, ou macaxeira é amplamente utilizada, crua e ralada em diversos preparos, cozida, frita, transformada em uma variedade gigante de farinhas deliciosas, ou fermentada para gerar o tucupi. A banana pacovan é presença nos pratos salgados e doces, e traz um contraste surpreendente! Da mesma forma, o açaí ( que só conhecemos adoçado no sul do Brasil) está em todas refeições. E ainda existem as exóticas formigas; provei as Maniwara e Sahai e posso garantir que são espetaculares! Há ainda que se destacar as frutas locais: buriti, cupuaçu, taperebá, jambo, tucumã, que nos trazem o sabor e a cor da floresta em sucos, picolés, geleias, etc. ah, como esquecer da dormência na boca ao provar o jambu? ingrediente único! Que experiência maravilhosa!

A comida é uma maneira de conhecer um lugar, usando todos os sentidos: paladar, olfato, tato, visão, audição, para levar na memória algo precioso!

Matrinxã grelhado na brasa, recheado com farofa de Uarini, acompanhada de banana pacovan assada. Foto: Juliana Nardelli

 

Formiga Sahai e farofa de formiga Sahai pilada com mandioca

Eu, numa casa de comida indígena, provando Banda de Tambaqui assada na brasa, banana pacovan com melado e farofa de formiga Maniwara. Foto: Juliana Nardelli

Eu, numa casa de comida indígena, provando Banda de Tambaqui assada na brasa, banana pacovan com melado e farofa de formiga Maniwara.

Por chef Juliana Nardelli (@juliananardelli)

Notícias no celular

Whatsapp

Juliana Nardelli

Participante do Masterchef 2021, influenciadora digital e ativista da gastronomia afetiva. Após uma marcante participação no Masterchef Brasil em 2021, a estilista de moda Juliana Nardelli encontrou na gastronomia uma nova paixão. Agora, como influencer digital, Juliana compartilha seu olhar detalhista em dicas e conteúdos exclusivos sobre gastronomia afetiva.