Só educação com qualidade transformará o Brasil

Por: Editorial

25/01/2024 - 06:01

 

A qualidade da educação é uma condição fundamental para o desenvolvimento de um país, pois contribui para a formação de cidadãos mais preparados, críticos e participativos na sociedade. No contexto nacional é notório que nossa educação é limitada.

Entretanto, em que pese as ilhas de excelências e escolas particulares, as escolas militares têm sido reconhecidas por seus resultados positivos, estrutura, segurança, organização e desempenho acadêmico. Elas geralmente possuem um ambiente diferenciado, com regras claras e uma forte ênfase na disciplina e no respeito. Além disso, as escolas militares costumam oferecer uma formação cívica e valores éticos aos estudantes.

Contudo, é importante ressaltar que educação formadora e transformadora, não depende, exclusivamente, do modelo de escola adotado. Existem diversos fatores que influenciam a qualidade da educação, como a formação e valorização dos professores, o currículo, os recursos didáticos, o envolvimento da família, o padrão de saúde e condições socioeconômicas dos estudantes, entre outros.

Certamente são fatores que se farão recônditos no padrão de qualidade das escolas militares. Ancorado nessa visão, Jaraguá do Sul dará início as duas primeiras turmas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), que irá funcionar anexo ao prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Darci Franke Welk, no Bairro São Luís. As aulas iniciam no dia 15 de fevereiro, com 35 alunos cada turma. Toda iniciativa em prol da boa educação é bem-vinda.

Só educação com qualidade transformará o Brasil.