Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Requisitos para intimidade

Foto: Divulgação

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

14/07/2025 - 11:07 - Atualizada em: 14/07/2025 - 11:16

Por que admirar alguém não é o suficiente

Intimidade não se constrói apenas com sentimentos. Ela exige estrutura, princípios e escolhas conscientes. Em qualquer tipo de relacionamento conjugal, profissional ou de amizade é preciso ir além da empolgação inicial e encarar a realidade de quem o outro é… e de quem você é também.

1. Admiração é só o começo

A admiração é uma das primeiras portas que se abrem nos relacionamentos. Admiramos alguém por suas habilidades, sua história ou presença. Mas, o que acontece quando a admiração se desfaz?

Na maioria das vezes, deixamos de admirar alguém quando percebemos incoerências, falhas, erros, especialmente em valores. Por exemplo: a quebra de princípios, a mentira repetida (que se torna dissimulação), ou um comportamento que revela falta de integridade.

Pergunta-chave: O que aconteceu que fez com que você perdesse a admiração por alguém? Onde essa dor emocional foi deixada sem resolução?

2. Intimidade requer três elementos fundamentais

Uma fórmula prática para pensar sobre intimidade:

  1. Habilidades – O que essa pessoa sabe e consegue fazer? Qual é o histórico dela, o que ela aprendeu com pai, mãe e suas experiências?
  2. Princípios e valores semelhantes – Há alinhamento com a verdade, com a ética, com o que é inegociável para você?
  3. Coração ensinável – O que mexe com você, mexe com ela? Essa pessoa tem sensibilidade para sentir com você?

Intimidade verdadeira exige essas três camadas. Se faltar uma, o relacionamento se torna desequilibrado. Especialmente no casamento: não basta amar, é preciso caminhar juntos em sabedoria, conhecimento e entendimento, desenvolver o perdão como estilo de vida.

3. As habilidades relacionais são aprendidas

  • Conhecimento: O conteúdo aprendido na infância ou no ambiente onde cresceu. Foi superprotegido? Foi ensinado a ouvir, a servir?
  • Entendimento: A maturidade emocional, adquirida pelos estímulos e experiências da vida.
  • Sabedoria: A aplicação prática do conhecimento, saber o que fazer com o que sabe.

Se uma pessoa não desenvolveu essas habilidades como filho(a), ela terá que aprender como adulto, com mais dor, mais esforço e, às vezes, com mais perdas.

4. A arte de perguntar: o caminho da transformação

Mudar alguém pela força é inútil. O caminho mais poderoso está nas perguntas. Deixamos de convencer para começar a despertar.

Evite perguntas com “por quê”, que tendem a gerar justificativas e reforçar o vitimismo. Use perguntas abertas que revelam contradições e geram reflexão:

  • O que faz você acreditar que essa atitude não prejudica ninguém, nem você?
  • O que você pode fazer hoje que depende apenas de você para melhorar esse relacionamento?
  • Como podemos fazer diferente para ter um resultado melhor?

Existem dois níveis poderosos nesse processo:

  1. Conscientização: Levar o outro a perceber o problema que talvez você já veja.
  2. Autorresponsabilidade: Ajudar o outro a se posicionar e tomar decisões sábias.

A sua intimidade importa

Intimidade é um lugar sagrado. E não se dá a qualquer um. Exige critérios, habilidades, cura emocional e disposição para caminhar com alguém que também esteja disposto a crescer.

Relacionar-se bem é uma das maiores habilidades do século e também uma das mais negligenciadas.

Você já se perguntou: A quem eu posso dar minha intimidade hoje?

__________________________________________________________________________

Dr. Hugo Oliveira Médico, mentor, palestrante e especialista em inteligência emocional, ajudo pessoas a desenvolverem uma vida com propósito, identidade e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Minha missão é clara: transformar vidas através do autoconhecimento, da cura emocional e da liderança com valores.

Com uma trajetória marcada pela superação, inclusive de um câncer aos 14 anos, e uma carreira médica pautada pela excelência, combino minha formação em medicina com uma atuação intensa no desenvolvimento humano na Imersão Vida de Valor (VdV). Meu foco é despertar nas pessoas uma mentalidade imparável, inteligência emocional madura e clareza de propósito para viverem uma vida de valor.

Sou fundador do Instituto do Câncer Oliveira (@institutooliveirasc), em Joinville-SC, uma iniciativa que oferece apoio a famílias que enfrentam o diagnóstico de câncer, refletindo também meu compromisso com os princípios e valores cristãos que sustentam tudo o que faço.

Minha atuação se baseia em uma verdade essencial: uma vida que vale a pena ser vivida começa por dentro, sendo quem você é, sendo diferente, se sentindo bem e sendo inesquecível por onde passar.

🔗 Redes sociais e conteúdos:

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp