“SC não tem petróleo como o RJ, nem minérios como MG, nem terras tão agricultáveis como PR e RS e é exemplo, porque ali há um povo trabalhador, empreendedor e determinado” (Romeu Zema, futuro Presidente do Brasil)
Eis uma velha estória: um empresário, num balneário, encontrando um praiano sentado na areia, puxou conversa. Lá pelas tantas, olhando um barco de turistas passando, perguntou-o porque não comprar um destes. E aí começou um troca-troca de perguntas e respostas: – para ganhar dinheiro e comprar um segundo barco; – para que ? – para comprar um terceiro barco e ganhar ainda mais ? – para que ? – para poder, com a conta recheada, desfrutar de um belo domingo aqui sem fazer nada !!! – mas, isto eu já posso fazer durante meia semana.
Pois, então, eis diferentes visões de vida, algo ainda mais evidente entre pessoas empreendedoras e as que deixam a vida os levar.
Quando eu cursava Engenharia Mecânica na UFSC, entre 1971 e 1975, sendo naquele tempo um curso bem amplo, a ponto de poder ser chamado de Engenharia Industrial, aprendia-se sobre como escolher o melhor local para se construir uma fábrica. A análise focava em se ficar próximo de um dos três pilares importantes para o sucesso de um empreendimento, num tempo em que a internet não era nem sonho: matéria-prima, mão de obra ou mercado. Não era assim, caro Engenheiro Moacyr Rogério Sens, o “number one” da WEG ?
Mas, espera aí !!! onde a WEG foi fundada, em 1961, em Jaraguá do Sul, não existia ferro fundido, aço, nem cobre. Pessoas, quase todas só voltadas a atividades agrícolas e criação de animais. Mercados promissores só a quase 600 km. Enfim, tudo para dar errado !!!
Mas deu certo … e MUITO !!! Por que ?!?
Vamos lá !!! Assim como Joinville foi muito longe, iniciada no entorno de um manguezal e não numa linda ilha e capital do estado, Israel é outro fenômeno (bem maior, lógico … até pela idade maior que Cristo), como “meca” (atenção, “centro de algo”, não a Meca, a cidade sagrada dos muçulmanos) do povo mais rico e de maior número de prêmios Nobel do mundo, isto sem ter uma gota de petróleo em seu subsolo, ao contrário dos ainda primitivos árabes (eita, vem bomba aérea !!!) em seu entorno.
Também Chapecó, Concórdia e arredores, distantes cerca de 500 km das capitais populosas Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) tornaram-se, em poucas décadas, no maior polo produtor de proteínas animais (gado, frango, chester, suíno, etc.) do mundo. Que se cuide a “Ilha da Magia”, cheia de leros-leros à base de TI-Tecnologia da Informação, IA-Inteligência Artificial, Smart Cities, Start Ups-Unicórnios e o “escambau” (termo “manezês” da Ilha). Logo logo, Chapecó poderá até ultrapassar a capital catarinense em população e, bem antes, certamente em arrecadação, apesar das estatais que lá somam no PIB local.
Enfim, Eng. Moacyr, o que aprendemos lá na faculdade, no “nosso tempo”, tem que ser visto sob outros olhares, ou, como hoje é modernamente dito, sob outro “viés”.
Sim. Onde está o mercado, isto importa “zero vírgula zero”, mesmo o Brasil tendo um déficit logístico … de chorar. Ou seja, se o local da empresa é “aqui”, “lá” ou “acolá”, isto é mais que secundário.
Assim, o que conta mais (aliás, quase tudo !!!) são os seres humanos que compõem a empresa, ou seja, o empreendedor, a equipe gestora e os profissionais da operação em si.
Através deles, isto é, de seus valores e princípios, convertidos em responsabilidades, competências profissionais e afinco que toda a diferença será feita.
Isto tudo, o Governador Zema, futuro Presidente do Brasil, resumiu, em recente Evento do COSUD-Consórcio de Integração Sul e Sudeste: “eu tenho uma apreciação enorme por SC, estado pequeno e valente, que não tem petróleo como o RJ, nem minérios como MG, nem terras tão agricultáveis como PR e RS, e é exemplo, porque ali há um povo trabalhador, empreendedor e determinado”.
Enfim, remetendo ao título desta coluna “entre semente (gente), terra (local) ou trabalho (competência e dedicação), qual é mais ?!?”, pergunto se preciso me estender …
Ôps … que tal parafrasear o Salmo 126 ? quem semeia preciosas sementes, com esforço, ceifa, adiante, feixes e alegria.
Livros 1/Insights, 2/Flashes e 3/Pitches disponíveis para compra na Grafipel/Jaraguá do Sul.
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
Emílio Da Silva Neto
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
[email protected] / 47 9 9977 9595)