Santa Catarina terá aumento de 146% de turistas internacionais na temporada de verão

Divulgação/SECOM

Por: Debora Volpi

30/11/2023 - 06:11

A menos de um mês para o verão, Santa Catarina já está preparada para receber pessoas de todo o Brasil e do mundo. Segundo o Almanach — Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina —, o estado aguarda um número expressivo de turistas internacionais. O índice deve ser de 146% a mais que em 2022, sendo os argentinos a maior parcela, seguidos de chilenos e paraguaios.

Além disso, os dados apontam que haverá um aumento no fluxo aéreo de 10% comparado com o ano anterior, com saídas previstas dos aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas, com destinos para os aeroportos de Chapecó, Florianópolis e Navegantes.

 

Viagens marítimas

Ainda, o fluxo marítimo também apresenta um crescimento de 62%, em que as cidades de Balneário Camboriú (5 navios), Itajaí (4 navios) e Porto Belo (3 navios) terão mais embarcações previstas para 2023, e, no total, serão ofertados 370 mil leitos ofertados.

O Almanach também registrou que haverá um aumento de 17% nos trabalhos informais durante a temporada de verão, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem, atividades culturais e desportivas, transporte e agências de viagem.

Dessa forma, destaca-se o aumento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) turístico, com um crescimento de 7% na alta temporada de 2022.Por fim, o levantamento aponta a ampliação na estimativa da população flutuante, sendo 75% a mais do que na mesma época do ano anterior.

 

Cresce a movimentação no Porto de Imbituba

O Porto de Imbituba fechou outubro com movimentação de 567,3 mil toneladas e um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram atendidos 24 navios no último mês, principalmente de granéis sólidos e contêineres.
No acumulado do ano, já passaram por Imbituba mais de 6,3 milhões de toneladas e 246 navios.Em 2023, o Porto vem apresentando uma média de movimentação de 630 mil toneladas por mês. A maioria das operações foram de exportação (51,6%), que apresentou alta de 38,9% na tonelagem movimentada, se comparado ao realizado de jan-out de 2022.

No sentido inverso, as importações garantiram 36,6% da tonelagem total, com retração de 20,4%. Já a cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 11,8% da movimentação do Porto, o que mostra uma queda de 1,4% em relação ao ano passado. As principais cargas transportadas de janeiro a outubro foram do segmento de granéis sólidos (82,5% do total).
No ranking geral de movimentação, aparecem no topo o coque de petróleo, farelos de milho e soja, contêineres, sal e milho.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.