Projeto de lei beneficia clubes de caça e tiro em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

07/10/2023 - 06:10

Projeto de lei que dispõe sobre o horário de funcionamento das atividades econômicas no município e que traz mudanças significativas para diversos setores, incluindo os clubes de caça e tiro, foi aprovado esta semana na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

De autoria dos vereadores Anderson Kassner (PP), Luís Fernando Almeida (MDB) e Ronnie Leonel Lux (MDB), o texto estabelece que todas as atividades econômicas no âmbito do município terão autonomia para determinar seus próprios horários de funcionamento, atendimento e produção. O funcionamento em domingos e feriados será facultativo, desde que estejam em conformidade com as normas da legislação federal vigente.

Uma das inovações do projeto diz respeito às entidades e empresas destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo. Segundo o artigo 2º, essas entidades poderão operar sem restrições de horário e não estarão sujeitas a distanciamento mínimo em relação a outras atividades.

A justificativa apresentada pelos autores destaca que essa mudança visa proporcionar maior segurança jurídica aos clubes de caça e tiro de Jaraguá do Sul, reconhecendo a importância de suas atividades econômicas para a cidade e para a sociedade em geral. Argumentam que a flexibilidade nos horários é crucial para o pleno desempenho de suas funções, sem as amarras de restrições que poderiam prejudicar as atividades desportivas e culturais.

Entretanto, ressaltam que a autonomia na definição de horários não isentará esses clubes de seguir as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes e de respeitar as leis municipais e federais aplicáveis. A regulamentação e fiscalização adequadas continuarão sendo necessárias para garantir o pleno cumprimento das normas de segurança e da legislação vigente.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

 

Atriz e bonequeira Mery Petty é homenageada

A Câmara jaraguaense aprovou e entregou, na quinta, moção de aplausos à atriz e bonequeira Mery Petty. A homenagem partiu dos vereadores dos 11 vereadores. A moção destaca a marcante contribuição de Mery Petty para o cenário cultural local. Desde os anos 1980, ela é considerada uma referência na confecção e manipulação de bonecos em Jaraguá do Sul. Sua participação como fundadora do Gats (Grupo Artístico de Teatros da Scar) por duas décadas também foi celebrada.

Mery Petty também foi incentivadora do teatro de lambe-lambe desde 2005, explorando formas inovadoras de expressão teatral. Sua pesquisa sobre a história da Móin-Móin (Margarethe Schlünzen), uma bonequeira atuante entre 1950 e 1970 em Jaraguá do Sul, foi publicada em uma revista da Udesc , evidenciando seu compromisso com a preservação da história local.

A atriz bonequeira é citada como referência em teatro de bonecos alemão no Dicionário do Teatro Brasileiro e tem participação ativa em diversas organizações culturais, além de ter reconhecimento internacional ao ser premiada como melhor figurino na categoria adulto no 3° Festival Internacional de Teatro Uruguaianense em 2019. Mery também se dedicou à confecção dos bonecos do Boi de Mamão da Escola Municipal Ribeirão Molha para as apresentações deste ano, mostrando seu comprometimento com a cultura local.

Foto: Divulgação

 

Ponte

O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) voltou a cobrar do governo do Estado recursos para construção de uma ponte sobre o Rio Itapocuzinho, entre Jaraguá do Sul e Schroeder. Esta semana, o parlamentar teve aprovada uma indicação na Alesc. No documento, Lunelli cita que a região do Vale do Itapocu possui uma frota de 196.507 veículos registrados, sendo que, desses, 71% pertencem aos dois municípios, ou seja, são 139.037 veículos registrados. Além disso, ressalta que as duas cidades se relacionam economicamente de forma direta, carecendo de novas alternativas para dar fluidez ao trânsito. Segundo ele, além de desafogar o trânsito, a obra também poderá ser vetor de atração de novos investimentos para a região, e dará rapidez ao escoamento da produção, facilitando acesso à BR-280 em direção ao Planalto Norte, onde criará rota alternativa do Vale do Itapocu ao município de Joinville, SC-108 (Rodovia do Arroz) e a BR-101. Lunelli já conversou sobre o assunto com o governador Jorginho Mello e com o secretário de Infraestrutura Jerry Comper.

 

Prevenção de enchentes

Também foi aprovado pelos vereadores esta semana duas indicações propostas pelo vereador Jonathan Reinke (Podemos), ambas direcionadas ao Executivo Municipal. A primeira solicita que a Prefeitura tome as medidas necessárias para a realização de obras de enrocamento nas margens do rio localizado na Rua Eurico Duwe, no bairro Rio da Luz. Segundo o vereador, a preocupação com a segurança da comunidade, destacando a existência de diversas residências à beira do rio em condições potenciais de risco. A segunda indicação aprovada refere-se à necessidade de melhorias nas drenagens pluviais da Rua Feliciano Bortolini, no bairro Barra do Rio Cerro, nas proximidades da Praça Wolfgang Weege. Segundo Reinke, essa via tem importância estratégica como principal acesso ao futuro terminal de integração da região. A preocupação central é a recorrência de inundações durante períodos de chuvas intensas, causando significativos transtornos ao fluxo de trânsito no local.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.