Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Novo se movimenta para lançar candidatura à Prefeitura jaraguaense

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

16/03/2024 - 06:03

 

Lideranças locais do Partido Novo estão se movimentando com vistas ao lançamento de um nome para concorrer à Prefeitura jaraguaense. Apesar de ser um dos partidos mais contemporâneos entre os velhos de estrada estabelecidos em Jaraguá do Sul, o Novo tem conquistado cada vez mais espaço na política local e regional. Exemplo disso, é o fato da sigla contar com a segunda maior bancada na Câmara jaraguaense, formada por Rodrigo Livramento e Sirley Shappo, dois parlamentares muito ativos.

E aqui pertinho, em Joinville, o prefeito Adriano Silva que é do Novo, derrotou o PSD nas urnas em 2020, sendo o primeiro e único prefeito da sigla em todo o Brasil. Com certeza agora, devido a excelente aprovação da população, não só pelas obras que fez, mas pela forma como administra a Prefeitura, com transparência e competência, Adriano deve ser reeleito com folga.

Por estes e outros motivos que mais uma vez o Novo de Jaraguá visiona a possibilida de chegar à administração do Paço Municipal. E vale aqui lembrar que em 2020, o partido demonstrou sua força lançando o nome do empresário Leandro Schmöckel Gonçalves que recebeu 23.455 votos, chegando a 29,34% do total de votos válidos, concorrendo com Antidio Lunelli (MDB), candidato à reeleição e que tinha a máquina pública nas mãos e que recebeu 56.476 votos (70,66%). Na época, Ivo Konell teve a candidatura a prefeito impugnada pelo TSE, já que ele tinha sido considerado inelegível.

O Novo ainda não definiu o nome que pode aparecer na cédula da urna eletrônica, mas por ser um partido formado por muitos empresários de peso e profissionais liberais de destaque, respeitados nas áreas que atuam, logo o mais cotado deve aparecer.

 

Câmara aprova projeto dos “combustíveis do futuro”

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A proposta será enviada ao Senado.

A partir da publicação da proposta como lei, a nova margem de mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.

Quanto ao biodiesel, misturado ao diesel de origem fóssil no percentual de 14% desde março deste ano, a partir de 2025 será acrescentado 1 ponto percentual de mistura anualmente até atingir 20% em março de 2030, segundo metas propostas no texto.

Entretanto, a adição deve considerar o volume total, e caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) avaliar a viabilidade das metas de aumento da mistura, reduzir ou aumentar a mistura de biodiesel em até 2 pontos percentuais. A partir de 2031, o conselho poderá elevar a mistura, que deverá ficar entre 13% e 25%. Um regulamento definirá metodologia para a adoção de um sistema de rastreamento dos combustíveis do ciclo diesel em todos os elos da cadeia produtiva a fim de assegurar a qualidade.

 

Aprovada moção para transporte especial aos usuários da AMA

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou esta semana, uma moção de apoio aos usuários da Associação de Amigos do Autista (AMA) que apela ao Executivo Municipal para que seja disponibilizado transporte especial aos indivíduos que frequentam a AMA e que comprovadamente não possuem condições financeiras para arcar com essa despesa.

De acordo com relatos de pais e responsáveis, muitos deles enfrentam dificuldades financeiras para cobrir os custos de deslocamento de seus filhos até a AMA, tanto no trajeto de ida quanto no de volta para casa. Essa situação tem impactado diretamente a frequência de participação dos usuários nos serviços oferecidos pela associação. A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.