Por muito tempo, a cozinha foi apenas uma necessidade da casa. Lugar muitas vezes isolado dos demais cômodos por motivos como funcionalidade e segurança. Lugar de onde a comida vinha, mas não onde as pessoas estavam.
Nas últimas décadas, isso está mudando. A cozinha ganhou status de coração da casa e fez com que ela se tornasse um ambiente mais social do que no passado. Nos anos de 1970 e 1980, cozinhar na frente dos outros não era uma situação requintada. Hoje, as cozinhas abertas, ou cozinhas gourmet integram o cozinheiro aos convidados. Pode-se dizer que o maior amor que você dá para o convidado é participar do processo da refeição que você está preparando.
Podemos dizer que o cozinheiro ganhou status, a produção da comida está mais valorizada, e acima de tudo: a experiência única do preparo! A cozinha é repleta de aromas, de temperaturas, de cores e contrastes para observar… pode se assemelhar a uma sinfonia, um parque de diversões ou um caos, dependendo de como é comandada; por isso tão incrível!
Hoje, as cozinhas são planejadas para serem funcionais, bonitas, acolhedoras. São feitas em materiais nobres e equipadas com eletros de alta tecnologia. Mas, acima de tudo, são pensadas para integrar, possibilitar momentos que ficarão na memória pra sempre!
Fica a dica: traga a família e amigos pra sua cozinha, cozinhar é um ato de amor e, quando multiplicado, se torna memorável!
Por chef Juliana Nardelli (@juliananardelli)