Os cristãos mundo afora iniciam as suas preparações para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, tradicionalmente celebrado no dia 25 de dezembro. Sabemos que a data pode não ser a mais próxima do glorioso dia do nascimento de Jesus. No entanto, não poderíamos deixar de celebrar a vinda de Deus como morador neste mundo, quando assumiu a nossa humanidade para poder nos salvar.
Biblicamente, temos relatos de como foi o dia do Natal de Jesus e, assim, sabemos que nasceu em Belém de Judá — costumamos dizer que em uma estrabaria. Estavam ali, perseverantes e pensativos, José e Maria diante dos mistérios e alguns animais. Posteriormente se apresentaram alguns pastores, os reis magos e assim terminou esse dia tão importante. Afinal, Deus é simples, modesto, do silêncio. É assim que Ele age.
Costumamos esperar um Deus cheio de luzes, brilhante em vestes pomposas, com coroa e cetros reais de ouro, um Deus que faz coisas não naturais à natureza humana. É aí que corremos o risco de nos distanciar Dele, pois o buscamos e o esperamos em locais e de maneiras que não convém à sua natureza.
Por essa razão, Champagnat sempre recomendava aos Maristas que buscassem as atitudes de três lugares cristãos: a Cruz (entrega total), o Altar (alegria e a ressureição) e o Presépio (que alude aos atos de simplicidade, modéstia e humildade). É desta forma que queremos, como cristãos Maristas, nos portar nas nossas vidas, no nosso trabalho e na sociedade, nos aproximando do sentido do presépio. Buscamos estar ao lado de Maria, que guardava todos aqueles acontecimentos em seu coração, e de José, que defendia, protegia e dispensava amor e carinho, deixando nascer uma nova oportunidade e cuidando das coisas de Deus.
Na ocasião do Natal, Jesus se faz frágil, dependente e pobre para nos tornar fortes, livres e capazes de mudanças. Esta é a mensagem que o Colégio Marista quer deixar a cada um de vocês, nossos queridos leitores: não tenham medo da novidade, não temam Deus, busquem a intercessão de José, Maria e Champagnat e deixem o menino Jesus nascer em suas vidas, em seus corações. Não ofusque esta oportunidade natalina com coisas que nada condizem com o Natal. Busque as coisas simples, profundas e sem alarde e veja como a sua vida mudará. Tenha todos os dias de sua vida um Feliz Natal!
Irmão Alison