Ingredientes
-
Polenta pré-cozida – Moinho Jaraguá
-
Caldo de legumes bem quente
-
Carne da linguiça Blumenau
-
Linguiça campeira cozida e fatiada
-
Azeite
-
Manteiga
-
Queijo parmesão ralado
-
Cebola picada
-
Alho picado
-
Pimentão vermelho picado
-
Tomate picado
-
Páprica picante
-
Salsinha picada
-
Cebolinha verde picada
Modo de preparo
Em uma frigideira grande (recomendo uma boa frigideira com a qualidade Oxford), coloque uma colher de azeite. Adicione o alho e a cebola e refogue um pouco. Em seguida, acrescente o tomate e o pimentão e refogue bem tudo junto. Após estar tudo bem refogado, adicione a carne de linguiça Blumenau, a páprica picante, a cebolinha e a salsinha. Deixe refogar até formar um ragu de linguiça Blumenau. Não precisa colocar sal, pois a proteína da linguiça já contém sal suficiente. Reserve.
Enquanto isso, inicie o preparo da polenta cremosa. Não tem segredos: em uma panela, coloque o caldo de legumes quente com o fogo ligado e vá adicionando a polenta, mexendo sem parar até finalizar o cozimento. Para deixar cremosa, adicione duas colheres cheias de manteiga e queijo parmesão ralado. Misture bem e estará pronto para montar e levar à mesa. Se você tiver essa linda e eficiente frigideira Oxford, pode usar no fogão e levar à mesa, pois ela tem muita elegância e várias funções.
DICA:
Cozinhe a linguiça campeira numa panela com água. Deixe ferver, retire para esfriar e então fatie. Use para decorar sua receita e saborear, pois ela leva muito sabor a esta deliciosa preparação.
Notinha do Tato Branco
Esta receita me faz sentir muito bem ao preparar no estilo Tato Branco, pois uso ingredientes de que gosto. O que me deixa feliz é que, no cardápio com polenta cremosa, qualquer molho ou proteína que já preparei sempre deu certo. Acredito que eu — ou você — ficamos mais experientes quando arriscamos em dar sabor aos insumos que escolhemos e utilizamos.