Desvendando mitos e verdades sobre a acne

Foto: OCP News

Por: Dra. Josiane Olívia Lunelli

19/07/2023 - 13:07

Acne, mais conhecida como espinhas, é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente os adolescentes, mas também pode acometer mulheres adultas. Não é uma doença infecciosa, isto é, causada por bactérias, apesar de ter a participação de uma bactéria na sua fisiopatologia, mas o seu papel está mais relacionado à inflamação das glândulas sebáceas do que uma infecção propriamente dita.

Também ocorre o aumento da queratina (proteína da pele) e alterações da barreira cutânea. Por se tratar de uma doença crônica, necessita de um tratamento prolongado e quando alcançamos o controle, seguimos com um tratamento de manutenção.

Os hormônios androgênicos, particularmente a testosterona, estão mais relacionados ao desenvolvimento de acne. As mulheres produzem pelos ovários e glândulas supra-renais e nos homens, são produzidos pelos testículos e também pelas glândulas supra-renais. Porém, a glândula sebácea que está na pele, também é capaz de produzir hormônio androgênico.

Foto: Reprodução / Shutterstock

Alimentação e acne

Por muito tempo acreditou-se que os alimentos gordurosos teriam um papel de piorar o quadro, já que em muitos casos existe um aumento da produção de sebo pela glândula sebácea. Hoje sabe-se que não é a gordura e sim uma alimentação rica em açúcar que está relacionada ao aumento de lesões. Pelo aumento da insulina existe um estímulo da atividade da glândula e consequentemente da oleosidade da pele nas pessoas com predisposição.

Hidratante e acne

Ao contrário do que se pensa, hidratar a pele faz parte do esquema de tratamento da acne. Por ser uma doença com alteração da barreira cutânea, que tem a função de proteção da pele, se melhoramos essa função através da hidratação, estamos protegendo a pele contra agressores externos, como por exemplo, partículas de poluição, que podem agredir a pele e piorar a inflamação. Hidratação se relaciona com água e não com óleo. Hoje temos produtos cosméticos voltados para essa demanda, com sensorial agradável para pele oleosa com tendência a acne.

E a maquiagem? Piora a acne?

Atualmente temos produtos de ótima qualidade, específicos para os variados tipos de pele, que não são comedogênicos, então pode ser usada sim! Inclusive é recomendado que as meninas usem. Esconde as lesões melhorando a auto-estima, inibe o hábito de cutucar a pele e ainda faz uma proteção física contra a radiação solar, evitando as manchas, se for um filtro solar com cor, melhor ainda. O importante é remover muito bem a maquiagem no fim do dia.

O tratamento medicamentoso específico é prescrito de forma individualizada, conforme o grau de acometimento, faixa etária e estilo de vida.

Existem muitos mitos relacionados a uma medicação que revolucionou o tratamento da acne, que é a isotretinoína. É uma medicação efetiva e é a única que tem capacidade de curar a acne em aproximadamente 80% dos casos. Ela está no mercado há mais de 40 anos e nunca foi retirada, sendo considerada uma medicação segura, quando bem acompanhada pelo dermatologista.

O maior problema dessa medicação é o risco de teratogenicidade, que é a possibilidade de malformação fetal nas mulheres em idade fértil que não estão em uso de método anticoncepcional efetivo durante o tratamento. Os outros efeitos de ressecamento da pele, lábios, mucosas é facilmente contornável com o uso de hidratantes adequados e as alterações laboratoriais da função do fígado e triglicerídeos geralmente não acontecem.

O tratamento precoce e bem acompanhado pelo médico(a) dermatologista consegue prevenir a formação das temidas cicatrizes. Vou falar sobre elas na próxima matéria. Fique por aqui!

Saiba mais no Instagram @drajolunelli

Médica – CRM SC 19809

Notícias no celular

Whatsapp

Dra. Josiane Olívia Lunelli

Médica dedicada a deixar as pessoas mais bonitas e saudáveis. Com expertise em procedimentos estéticos, Dra Josiane escreve sobre soluções personalizadas para necessidades variadas, incluindo os mais atuais tratamentos faciais, corporais e de rejuvenescimento.