As relações entre o cuidar e o educar são indissociáveis na atuação do cotidiano escolar, principalmente nas situações de aprendizagens desenvolvidas com os bebês e com as crianças da primeiríssima infância, 0 a 3 anos. Com base na Matriz Curricular da Educação Infantil para o Brasil Marista (2019, página 22), “cuidar e educar é proporcionar aos bebês e às crianças pequenas espaços educativos que estejam atentos ao desenvolvimento pleno de suas potencialidades e capacidades e à constituição de sua independência, autonomia e solidariedade”.
A Educação Infantil constitui-se em um lugar onde os bebês e as crianças pequenas são estimulados e sentem-se capazes de desenvolver-se em sua integralidade, construir suas competências e desenvolver suas habilidades por meio das relações e experiências, saberes e conhecimentos, ou seja, as crianças desenvolvem suas potencialidades e habilidades ao mesmo tempo em que vivenciam situações de cuidados.
Nesta perspectiva, a relação entre o cuidar e o educar são fios condutores para a prática pedagógica, experiências de aprendizagens dialogadas e entrelaçadas com os campos de experiências. Os bebês e as crianças pequenas fazem parte de um cotidiano escolar que promove a construção de vínculos seguros com suas professoras, ao mesmo tempo em que participam de experiências que estimulam e potencializam o desenvolvimento motor, dos sentidos, da oralidade, da autonomia e da criatividade, que são planejados em propostas com intencionalidade pedagógica pautadas no brincar heurístico, na construção de vínculos, no respeito à individualidade e na interação com os espaços que educam (sala de aula, solário). Alinhado ao cotidiano escolar que respeite a necessidade dos tempos individuais e coletivos, observados na rotina de cuidados, de troca de fraldas, higienização, alimentação, descanso e estímulos, a criança desenvolver-se-á integralmente.
Daniele Karin Franzner Fagundes é graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Inclusiva e coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista São Luís.