Como controlar a vontade de comer doces

Foto: Pixabay

Por: Polyana Souza

07/03/2015 - 09:03 - Atualizada em: 07/03/2023 - 10:23

Se o seu principal problema para emagrecer é a vontade de comer doces, eu vou te mostrar que é possível sim seguir uma dieta sem sofrimento e dificuldade. E mais, posso garantir que o maior problema não é comer alimentos doces, mas sim a quantidade que você ingere por dia. A diferença entre o remédio e o veneno está na dose.

Ao fazer o cálculo da sua dieta, o nutricionista consegue encaixar calorias provenientes de doces, sem que isso prejudique o seu emagrecimento. O problema maior não é encaixar o doce na sua alimentação, mas o seu comportamento diante dos alimentos doces. Se você é uma pessoa que tem autocontrole, e que fica satisfeito com um pouco por dia é muito fácil fazer este encaixe.

Agora, se você é aquela pessoa que perde a noção da quantidade que consome quando se depara com alimentos hiper palatáveis e sente dificuldade em se controlar e parar de comer, neste caso é necessário usar outras estratégias.

Uma delas é nunca comer o alimento doce em jejum. Sempre consuma o seu docinho após o almoço, ou após qualquer outra refeição que tenha deixado você saciado. Essa estratégia ajuda e muito a evitar possíveis exageros.

Outra estratégia é aumentar o consumo de doces com alimentos de baixa densidade energética, como frutas, por exemplo. Confira abaixo mais algumas dicas:

Como o doce DEVAGAR. Aprecie cada mordida. Se for chocolate, você pode deixar derreter na boca.
Não mate a sua fome com doce. Doce é SOBREMRESA, por isso primeiro faça uma refeição completa.
Após comer seu docinho, escove os dentes. Isso ajuda a evitar a repetição e comer além do necessário.

Sempre compre embalagens individuais e evite levar grandes quantidades para casa (ao invés de comprar uma barra de chocolate de 100g, compre o quadradinho de 5g). Se você não consegue comer apenas um, então é melhor investir nas frutas para adoçar o paladar. Você pode combinar 25g de chocolate + 100g de morango (164kcal) ou 25g de doce de leite + 70g de banana (135kcal)