“Coluna travada: o que fazer?”

Foto Divulgação

Por: Bruno Francisconi

16/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 16/03/2020 - 15:12

Se você sofre com problemas na coluna e já “travou” em alguma situação, sabe o quanto isso é ruim. Mas o que causa esse travamento? Devo me preocupar com isso? Esse mecanismo de travamento da coluna é um processo de proteção do nosso corpo.

Ele acontece quando temos um processo degenerativo na coluna, como uma hérnia de disco, ou quando fazemos algum movimento que gere estresse de algum tecido nobre como Medula ou Nervos.

Para evitar uma compressão total, o corpo gera um espasmo muscular a fim de impedir que os movimentos continuem a ser feitos, isso ainda se agrava quando temos também instabilidade vertebral, que é a fraqueza da musculatura que estabiliza a coluna.

Sempre que temos um travamento lombar ou cervical significa que o seu corpo está tentando impedir que você continue a se movimentar de forma instável, evitando maiores lesões neurológicas.

Em meu consultório é muito comum que os pacientes cheguem após passarem por um travamento. Em geral, a grande maioria sente essa rigidez quando faz algo com o corpo em flexão de tronco, como por exemplo pegar algo do chão ou simplesmente colocar uma meia, ou uma calça.

Caso isso já tenha acontecido com você, mesmo que agora esteja sem sintomas, o ideal é procurar um tratamento e não esperar uma nova crise.

Cada vez que o corpo passa por uma crise, o prognóstico de melhora é cada vez pior. Eu já tive caso de paciente que chegou para mim com dor, não quis iniciar o tratamento e uma semana depois sofreu uma crise muito forte de travamento lombar. O que antes era tratável, acabou se tornando cirúrgico.

Infelizmente não damos o valor devido aos sinais que o nosso corpo nos dá. Do carro cuidamos bem, troca de óleo em dia, geometria, balanceamento e muito mais, mas quando é para cuidar do nosso corpo, da nossa saúde, negligenciamos a dor e continuamos a fazer nossas atividades.

A única diferença é que o carro se quebrar você pode mandar consertar ou até mesmo trocar, mas e seu corpo? Ele vai ser seu para sempre, junto com todas as degenerações que são causadas com o passar do tempo.

Se você sente uma dor contínua na coluna, aquela dor que sempre incomoda no final do dia ou quando executa uma determinada função, procure um tratamento adequando, assim você previne o surgimento de lesões maiores na coluna e garante uma melhor qualidade de vida.

Hoje, a Smart Físio conta com tudo que existe de melhor para o tratamento da coluna, agende uma consulta e comece a levar mais a sério a sua saúde.

Smart Fisio – ITC Vertebral

Contato: (47) 3017-8545 | 9 9623-9512
Endereço: Rua Pastor Ferdinand Schlunzen, 194, Centro, de frente à creche Corujinha.
Redes sociais: Facebook | Instagram