Entre os cortes mais apreciados e cheios de sabor, o bife de chorizo ocupa lugar de destaque. O corte utilizado aqui tem procedência da linha boutique do frigorífico Callegaro, exclusivo da Casa de Carnes e Especiarias Dom Hygino.
Ingredientes
-
Bife de chorizo (linha boutique Callegaro – Dom Hygino)
-
Sal grosso (Dom Hygino)
-
Carvão de qualidade (Dom Hygino)
-
Espeto de boa qualidade, se necessário
A Dom Hygino também oferece diversos outros cortes de carnes com excelente qualidade. E, se precisar de uma faca de respeito, é com a Dom Hygino mesmo.
Modo de preparo
Acenda um bom fogo. Escolha um carvão de qualidade e deixe formar um braseiro bem quente — no Rio Grande do Sul, costuma-se dizer um braseiro “bagual, tchê”.
Em uma tábua de carnes, salgue o bife de chorizo com sal grosso em toda a sua circunferência, ou seja, todos os lados. Leve à grelha, mantendo uma distância aproximada de 60 cm do braseiro.
Deixe assar um lado e, logo em seguida, vire na grelha. Não deixe passar do ponto. O bife de chorizo precisa ficar dourado e assado por fora, mantendo a suculência interna — o chamado ao ponto ou mal passado.
O ponto da carne fica a critério de quem prepara ou de seus convidados. Eu prefiro mal passado, bem suculento. Detalhei aqui o meu estilo, mas respeito o seu. O importante é preparar do jeito que cada um gosta, seja por profissão ou por hobby.
Gosto de saborear o bife de chorizo e outros cortes da Dom Hygino acompanhados de molho vinagrete ou molho chimichurri.
E que tal uma boa harmonização? Uma bicada na cachaça Sant’água – Tato Branco e um chopp da Königs Bier caem muito bem.
Notinha do Tato Branco
A linha boutique do frigorífico Callegaro você só encontra na Dom Hygino, em Jaraguá do Sul. São linhas e cortes exclusivos.
Neste recente início de parceria com o Fabinho, da Casa de Carnes Dom Hygino, em breve vou apresentar outros preparos ao estilo Tato Branco, com cortes de carnes no espeto, na grelha e no forno.