Quando se fala em doenças da terceira idade, o alzheimer é uma das mais conhecidas já que é responsável pela maioria dos casos de demência em todo o mundo. Contudo, apesar da alta incidência em pessoas idosas, alguns desenvolvem a doença ainda jovens.
Como uma doença progressiva, o alzheimer causa dano aos tecidos do cérebro ao longo do tempo. Estes danos, fazem aparecer os sintomas de esquecimento, episódios de histórias e questionamentos repetitivos, dificuldade para aprender coisas novas, alteração de humor, agressividade e desinibição.
No início da doença, os sintomas são leves e podem até passar despercebidos, inicialmente o paciente tem perda memória recente, e com o avanço da doença perdem a memória remota (do passado) também.
Fique atento se por acaso você tiver por perto de um familiar que esteja tendo dificuldade em preparar refeições, problemas com organização de finanças, dificuldade em tomar os remédios de uso continuo, que tenha perco a desorientação espacial. (ex: ficar perdido em um trajeto que era conhecido), ausência de emoções (apatia) ou irritabilidade. Você pode estar diante de um paciente com Alzheimer.
Reduzindo os impactos do alzheimer
Esta doença não tem cura, mas existem tratamentos que podem desacelerar os danos ao cérebro e isto traz mais qualidade de vida aos pacientes e familiares/cuidadores. Até hoje não foi encontrada uma causa específica para a doença, mas, o diagnóstico precoce é essencial para deter o avanço da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Fique ligado!
Os estudos existentes apontaram menor aparecimento dela em pessoas com histórico de alimentação saudável, atividades físicas, muita leitura e que tendem a ter grupos de amigos e se socializam mais. Na dúvida, consulte um neurologista.
Artigo elaborado pela neurologista Dr.ª Katia Lopes Marghoti, Médica Reguladora do SAMU, Preceptora na Residência Médica em Neurologia na Associação Hospitalar São José; Possuí residência Médica em Neurologia no Hospital Municipal São José (HMSJ); Graduada em Medicina pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)