Coluna Por AcaZo #175 – Por Zeca Jr.

Por: Zeca Jr.

29/03/2018 - 16:03

Carne ou peixe?

Sexta-feira Santa chegando e na maioria dos lares paira a dúvida: já que nesse dia não podemos comer carne, que peixe iremos comer? E lá vem uma série de pratos mirabolantes, todos eles tendo como base os frutos do mar. É dourado, bacalhau, anchovas (caviar também vem do peixe, será que posso comer?), camarões, aquele molusco (que prefiro não citar o nome), lagostas, entre outros mais…

Bom, mas de onde vem essa tradição de não comermos carne na Sexta-feira Santa?

A tradição não comer carne e jejuar nas sextas-feiras é uma prática muito antiga da Igreja. Já na Idade Média, o Papa Nicolau I, no século IX, tornou lei aquilo que era um costume. Sendo assim, a penitência de não se alimentar de carne passou a ser obrigatória.

Vale dizer que o fato de abster-se de carne, não era algo exclusivo da sexta-feira da Paixão, mas de todas as sextas-feiras do ano. Com o passar do tempo, tal costume esfriou um pouco, sendo questionado pelos fiéis se realmente era obrigatório a abstinência de carne nas sextas. Onde o Papa Inocente III, no século XIII, decretou que estaria cometendo pecado grave, o fiel que se alimentasse de carne nas sextas-feiras.

Essa “ordem” do Papa vigorou até o ano de 1983, quando fora promulgado o novo Código de Direito Canônico. Lá no cânon 1251, podemos observar que é obrigatório fazer “abstinência de carne ou de outro alimento […] em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades”.

Com relação a este cânon, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil diz que o fiel católico brasileiro, se quiser, pode substituir a abstinência de carne por uma obra de caridade, um ato de piedade.  Isso faz lembrar de uma história que aconteceu por volta de 1994, quando então eu fazia parte da Pastoral da Juventude. Naquele ano, os jovens da Pastoral foram incumbidos de apresentar a encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Após a encenação realizada na Sexta-feira Santa, nos reunimos na casa de um dos integrantes da Pastoral para discutirmos e fazermos os últimos ajustes para a encenação da Ressurreição que aconteceria no domingo pela manhã. Num dado momento todos exaustos e famintos fomos procurar algo para nos alimentar e o único alimento suficiente para dar de comer pra galera era um pacote de salsichas.

Então surgiu a ideia de prepararmos um cachorro quente. Mas espera aí, comer salsicha? Salsicha é carne! Foi quando um dos nossos amigos resolveu ligar para o pároco, na época o Padre Claudionor e esse foi bem categórico ao dizer: “Vocês fizeram um trabalho maravilhoso hoje, estão liberados para comer cachorro quente!” E com sua enorme sabedoria utilizou-se de um trecho extraído do Evangelho de São Mateus, capítulo 15, versículo 11, que diz o seguinte: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”

Pois bem, fica então o questionamento: adianta eu abster-me de comer carne, se durante o restante do ano eu sou uma pessoa má, mesquinha, que só sabe fazer as coisas para prejudicar o outro? Isso é o mesmo que fazem aquelas pessoas que lotam as redes sociais com Salmos e Versículos Bíblicos, mas que na prática, estão mais preocupados em levar vantagem em tudo, julgar as pessoas e fazer todo o tipo de maldade com os seus semelhantes.

Voltando ao início desse texto, de nada adianta também deixar de comer carne e se empanturrar de frutos do mar para “manter a tradição”. A penitência deve partir do coração, da vontade de mudar. É necessário sermos conscientes que 1 kg de peixe, equivale a 1 kg de carne, e na maioria dos casos, dependendo do peixe, torna-se até mais caro que a carne. E abstinência não se pratica desse jeito!

Que sirva como reflexão.

Uma feliz e abençoada Páscoa para você e sua família!

Pirata Rock Bar

A banda Vellux comanda o palco do Pirata nesta quinta-feira

Atenção povo do rock, o Capitão está convocando a galera em geral para o agito que acontece no bar mais rock’n’roll da cidade. Como temos o “Dia Santo” na sexta-feira, o agito por lá inicia já na quinta-feira (29). No palco da embarcação a Banda VELLUX, apresentando no seu repertório sucessos do Queen, Guns n’Roses, Foo Fighters, Creedence, Legião, Raimundos, CPM22, Capital Inicial, Mamonas e muito mais.

Na sexta-feira (30), é a vez da banda THE JHOWS no Pirata. Eles que foram uma das bandas revelação no ano que passou voltam com tudo para se apresentar no palco da casa com os clássicos do Black Sabbath, Zeppelin, ZZ Top, Creedence, Elvis entre outros.

No sábado (31), tem o acústico com DANIEL BIFE, trazendo muito reggae r e rock pra galera.

Pra encerrar a semana, no domingo de Páscoa (1º) o som é por conta de CHICO SÉRGIO com rock, pop e reggae pra galera.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (47) 9 8407-9266.

De volta aos 80’s

Parece que foi ontem que assisti ao primeiro Rock in Rio, o ano 1985 e entre minhas estrelas favoritas estava lá a BLITZ originalmente formada por Evandro Mesquita (voz e guitarra), Fernanda Abreu (backing vocal), Marcia Bulcão (backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), Billy Forghieri (teclados) e Juba (bateria).

O tempo passou e chegou a tão esperada hora de um poder ver ao vivo os meus ídolos da adolescência. Tudo bem, que a formação da banda mudou muito nesses anos, porém, só o fato deles estarem fazendo um show aqui em Jaraguá já é motivo de grande felicidade.

Para quem não sabe, o agito todo acontece neste sábado (31), no Na Noite, que é um dos mais novos points da cidade.

Além da Blitz, vai rolar o Baile do Tim, uma alusão ao “eterno Síndico”, Tim Maia. Para o clima esquentar mais ainda, no comando das pick’ups, os DJ´s Marcelo Luís e Macarrão.

Os ingressos antecipados podem ser encontrados nos seguintes locais: Container Rock Wear, Rancho Bom Supermercados, Mime MATRIZ, Posto CIDADE Centro, Pirata Rock Bar e Az Café Bar.

Tio Wil

Academia Winz em novo endereço

O amigo de sempre, competente Educador Físico Wilson Nogueira Salves (Tio Will), mudou de endereço com sua Academia. Agora está atendendo na Academia do Clube Atlético Baependi. Body Pump é uma das modalidades entre tantas outras que você poderá encontrar por lá.

Sucesso, meu amigo.

 

Voilà Homem

Loja Voilà Homem, opção para quem quiser vestir-se bem

O amigo Marco Antônio da loja Voilà Homem, situada no 1º andar do Jaraguá do Sul Park Shopping, a mil por hora recebendo as peças que devem figurar na vitrine da loja nessa temporada outono/inverno 2018.

Looks dos mais sóbrios até os mais casuais você pode encontrar na Voilà, obedecendo na risca as tendências da moda das griffes como Calvin Klein, Reserva, Foxton, Eleven, Empty, Hermano Hermoso, entre outras.

O melhor de tudo é que a loja possui barbearia. E você sai da loja com o look completo, dos pés a cabeça.

Ramones

Richie Ramone é atração do Pirata no próximo dia 30 de abril

Essa é para o povo do punk rock. Para quem curte Ramones já pode ir preparando seu coturno, calça rasgada, pegar o encarte dos seus discos de vinil e começar a cantar: Rock-rock, Rockaway Beach/Rock-rock, Rockaway Beach/We can hitch a ride to Rockaway Beach, pois quem estará no Pirata fazendo show é Richard Reinhardt, mais conhecido como Richie Ramone. que foi baterista da banda Ramones, de 1983, com a saída de Marky Ramone, e ficou até 1987.

O show acontece no próximo 30 de abril (véspera de feriado) e os ingressos já estão a venda .

Mais detalhes em breve.

 

Feliz Páscoa

Que possamos aproveitar esses dias para pensar no sentido de ressurgir, de mudança, de ação. Que a ressurreição de Cristo seja a nossa maior fonte de inspiração.

Quero desejar aos leitores da minha coluna e aos seus familiares, uma Feliz e Abençoada Páscoa

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!

—–

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—–

Leia também: