Clássico das sobremesas afetivas, o sagu de vinho com creme branco atravessa gerações e segue conquistando paladares. A receita é simples, mas exige atenção aos detalhes para alcançar o ponto ideal e o equilíbrio perfeito entre sabor e textura.
Sagu de Vinho
Ingredientes:
-
1 xícara de sagu
-
2 xícaras de vinho tinto seco
-
2 xícaras de suco de uva integral
-
2 xícaras de água
-
1 xícara de açúcar
-
Cravo e canela a gosto
Modo de preparo:
Coloque para aquecer os líquidos com o cravo e a canela. Enquanto isso, deixe as bolinhas de sagu de molho em água para retirar o excesso de goma.
Assim que os líquidos ferverem, escorra o sagu e adicione à panela, mexendo bem para não empelotar. Deixe cozinhar por 15 a 20 minutos. Ao final desse tempo, ainda deve ser possível ver o centro das bolinhas levemente esbranquiçado.
Adicione o açúcar, misture bem e desligue o fogo. Deixe esfriar fora da geladeira, mexendo de vez em quando para evitar que se forme uma massa muito densa. Ao atingir a temperatura ambiente, leve à geladeira.
Sirva gelado, acompanhado do creme branco.
Creme Branco
Ingredientes:
-
1 litro de leite
-
4 ovos
-
Essência de baunilha
-
1 xícara de açúcar + 8 colheres
-
2 colheres de amido de milho
Modo de preparo:
Leve ao fogo o leite (reserve um pouco) com ½ xícara de açúcar até aquecer. Separe as gemas das claras.
Nas gemas, misture o restante do açúcar, o amido de milho, a baunilha e um pouco do leite reservado, para ajudar a dissolver os ingredientes.
Quando o leite estiver quente, junte a mistura e mexa bem, em fogo médio, para não empelotar. Continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente, mexendo de vez em quando para evitar a formação de película.
Bata as quatro claras com as oito colheres de açúcar até formar um merengue. Coloque por cima do creme já frio e sirva com o sagu de vinho.
Dicas
Você pode cozinhar as claras com o açúcar em banho-maria para preparar um merengue suíço, que é mais estável. Outra sugestão é finalizar com algumas “bolas” de merengue sobre o creme e usar um maçarico para dourar, garantindo um visual mais bonito e um leve toque de açúcar caramelizado.
Notinha do Tato Branco
A pedido de algumas leitoras assíduas da coluna — ou melhor, após ser cobrado por não registrar receitas de sobremesas ou bolos —, como sou obediente e respeito os leitores (as) deste espaço, resolvi atender aos pedidos.
Obrigado pelas sugestões que recebo. Sempre farei o possível para atender.

Participação especial:
Chef Tucha — Kings Restaurante
