“A culpa é de quem?”

Por: Zeca Jr.

15/03/2019 - 03:03 - Atualizada em: 15/03/2019 - 03:22

Estou acompanhando estarrecido a tragédia que se abateu sobre uma escola em Suzano na grande São Paulo e me questionando, de quem será a culpa?

Acredito eu, na minha vã ignorância, que essa culpa toda começa a formar-se dentro do lar. Um lar aonde se permite tudo, que não há regras, há direitos e não deveres.  Está na moda não respeitar pais, pessoas mais velhas, Professores e por aí vai…

Dias desses conversando com um aluno da graduação que me disse: “Meu filho de 5 anos deu um tapa na minha cara!” Eu perguntei pra ele: “O que você fez?” Ele então respondeu: “Nada, ele é muito pequeno pra entender…” Oras, pequeno pra entender, porém já sabe o que significa um tapa na cara… Se a situação fosse com qualquer um de nós, da geração a que pertenço, tenho certeza que estaríamos procurando até hoje os dentes perdidos.

Falando nisso, lembrei de uma história que envolveu o nome de uma pessoa importante da sociedade jaraguaense no final dos anos 70, que tinha dois filhos. O filho mais novo quando se via contrariado em qualquer coisa, tinha a mania de tacar os dentes em quem tivesse pela frente. E o alvo na maioria das era seu irmão mais velho. Um dia a mãe cansada dessa rotina, esperou o pequeno delinquente cometer novamente o ato, pegou-o pelo braço e tacou-lhe uma dentada também. E quando a criança estava aos berros falou: “Viu como dói?” Tá certo, que nenhum tipo de agressão justifica o outro, mas pergunta se a criança voltou a morder alguém novamente? Limites é o que falta…Ah, não posso contrariar meu filho senão ele vai crescer traumatizado. Traumatizado o cacete!

Agora quero partilhar de uma situação que aconteceu comigo como Professor. Formulei uma prova, dia marcado, prova realizada, corrigida, entreguei a prova aos alunos e na semana seguinte, a Coordenadora me chama dizendo que a mãe da aluna tal, havia ligado pra escola porque a filha não concordava com uma questão que eu havia dado como errada.

Gente do céu, era uma questão com resposta fechada, embasada na apostila que eles haviam estudado, tipo “Porque 2+2=4” e ela teimava que era 5 e justificou a resposta com uma viagem intergaláctica que se eu fosse aceitar, até hoje não teria retornado pra terra. Se ainda a questão tivesse como enunciado “O que você pensa, ou qual a sua opinião sobre” não teria nem que discutir.

Sejamos mais coerentes. Existem direitos, porém, se você quiser usufruir deles, cumpra primeiramente com os seus deveres. E em primeiro lugar, saibamos respeitar para também sermos respeitados.

No Pirata

A banda Billbird é atração no Pirata nesta sexta-feira.

Olha aí galera, mais um final de semana chegando e a embarcação do rock levanta âncoras para zarpar pelo universo musical, com muita alegria, diversão, cerveja gelada e a companhia de amigos.

Para dar início a toda essa história, nesta sexta-feira (15), quem faz a festa na casa é a banda Billbird que apresenta o melhor do rock’n’roll através de um vocal feminino potente.

Só para adiantar, no próximo dia 22, tem V8 Classic Rock no Pirata.

Vale lembrar que a censura da casa é de 16 anos, sendo que menores de 16, devem ser acompanhados pelos pais. Obrigatória apresentação de documento com foto.

Maiores informações podem ser obtidas pelo fone: 47 98407 9266.

Rooster Empório

O Rooster Empório está com sua estrutura montada na Expofeira 2019

Final de semana chegando com muito agito no bar mais galo da cidade. Então, imaginem: se um bar mais Galo da cidade já é bom, imagine dois? É que o Rooster  está com um bar montado na ExpoFeira, que acontece neste final de semana na Arena Jaraguá prontinho para receber o seu público com a melhor batata da cidade, o já tradicional burger 100% Costela e aquele chopp gelado.

Além da atividade paralela na Arena, o bar estará com suas portas abertas no endereço tradicional para receber seu público fiel, apresentando nesta sexta-feira (15), The Gentlemen, trazendo os sucessos dos Beatles, Creedence, ABBA, entre outros. E no sábado quem faz o som por lá é o pop rock de Cleiton Acústico.

O Rooster para quem ainda não sabe, fica coladinho a cabeceira da ponte da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Decepção

Platão está de olho…que feio isso!

Na semana que passou, fui chamado nas redes sociais de “Burro”, por um ex-aluno do ensino Fundamental por não compactuar com a visão política dele. Ainda falou que “não entendia como eu teria ‘virado’ Professor de Filosofia”.

Só para esclarecer: mesmo dentro da Filosofia, existem várias correntes de pensamento, entre elas posso citar o Idealismo, Materialismo, Escolástica, Racionalismo, Empirismo, Pragmatismo, Fenomenologia, Existencialismo e Pós-modernismo e por aí vai.

No texto de Bruno Garschagen para o Mises Brasil, encontrei uma resposta a esta afronta: ”…uma posição contrária àquele sistema de pensamento, àquela mentalidade, àquela falaciosa estrutura de utopia realizável no futuro, não é entendida ou assimilada como aquilo que realmente é, mas como uma afronta, uma ofensa, uma reação estúpida e débil a uma manifestação superior de inteligência.

O tom de toda reação esquerdista é similar: “como ousas me questionar?”.”

Para que as coisas fiquem mais claras pra você, aproveite  e dê uma espiada na Alegoria da Caverna de Platão, para refrescar sua memória, já que se acha o inteligente, mas na verdade, é um dos idiotas que ataca quem ousa sair de dentro da caverna, aquele que consegue ver além das representações através das sombras para experienciar a vida real.

Bom, talvez você nem lembra quem era Platão, pelo fato de não estar prestando atenção na aula, ou quem sabe, estivesse na Coordenação, coisa que era comum acontecer.

The Old

O grande cantor Rodrigo Seixas, “encarna” Raul , nesta sexta no The Old.

Grande amigo e excelente músico, Rodrigo Seixas faz sua apresentação nesse sexta-feira (15) no The Old Pub. Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, Rodrigo faz sua performance musical “encarnando” o grande e inesquecível Raul Seixas.

Para quem não sabe, o The Old fica na Avenida Prefeito Waldemar Grubba, defronte a DG da WEG.
Fica o convite.

Expofeira

A Expofeira 2019 acontece neste final de semana na Arena Jaraguá

Nos dias 15 a 17 de março, acontece na Arena Jaraguá mais uma edição da Expofeira. Um evento de negócios que reúne várias empresas dos mais variados segmentos, comercializando seus produtos.

Vale a pena fazer uma visita, ver os stands e quem sabe até comprar umas coisinhas.

Fica o toque

Burguer Day

Sábado tem Burguer Day no Estação Open Bar.

É neste sábado (16) que a galera esperta do Jaraguá Breakers promove o Burguer Day. O agito todo acontece no Estação Open Bar, na Rua Camilo Andreatta 27, na Barra do Rio Cerro.

Com certeza um evento para toda a família. Além de saborear o melhor hambúrguer, também estará colaborando com o time de futebol americano aqui da city.

Fica o toque.

Para agendar

A banda bandas Cwknot (Slipknot Cover Brasil) , é uma das atrações no próximo dia 27 de abril, no Pirata.

No próximo dia 27 de abril, o Pirata abre suas portas para receber um tributo de duas bandas da pesada Slipknot e Rammstein, com as bandas Cwknot (Slipknot Cover Brasil) e MeinTeil – Rammstein Cover

Um show com direito a figurinos, máscaras, maquiagem e tudo o mais para tornar essa noite um espetáculo completo e único.

Vamos embora, porque a litorina não espera.
Até semana que vem!