“Educação inclusiva na formação do profissional de educação física”

Por: Unisociesc

03/06/2019 - 15:06 - Atualizada em: 03/06/2019 - 15:45

A educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania. O seu objetivo é diminuir a discriminação e a exclusão para possibilitar o direito à igualdade de oportunidades e às diferenças.

A intencionalidade desse objetivo é quebrar paradigmas para atingir àqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão.

Diante destes preceitos, o acesso à educação preconiza diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento dos que são afetados pela marginalização e exclusão.

A inclusão como ferramenta de direitos gera para o cidadão aquisição de competências e uma das armas mais poderosas é o esporte.

Por isso, o curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) tem o compromisso social, através de sua matriz curricular, de trabalhar conteúdos e desenvolver metodologias que favoreçam as práticas pedagógicas inclusivas para aquisição de conteúdos e habilidades aos seus acadêmicos.

Este conjunto de conhecimentos vai contribuir para que o futuro profissional possa desempenhar a profissão com competência.

Com foco nessa temática, no dia 19 de junho, será realizado um desfile de moda @byinclusão pela egressa de Educação Física, Julia Esperança, com o intuito de sensibilizar a sociedade para mudança de mentalidade, romper com a homogeneidade e quebra de paradigma.

O sobrenome da ex-acadêmica não é por acaso, mas abraça uma causa. O evento promove as pessoas da educação especial, uma área de conhecimento que tem por objetivo estimular o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com deficiência, autismo, síndromes ou altas habilidades/superdotação.

Portanto, o grande desafio está lançado: como lidar com a diversidade? Como incluir esta diversidade? Como mudar a mentalidade? Como combater a resistência ao novo? Novo? Como promover mudança de paradigma? Entre outros questionamentos.

É preciso aprender a incluir para formar novos valores para atingir uma sociedade mais justa, equânime e solidária.

Dilma Montagnoli – Coordenadora do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado.  Formação Educação Física e Mestre em Educação pela PUC-PR. Entre em contato pelo e-mail: dilma.montagnoli@unisociesc.com.br.