Mudando o rumo do envelhecimento

Por: Rita Grubba

17/02/2018 - 13:02

A partir dos 20 anos de idade, quando ainda somos jovens inicia-se o processo de envelhecimento. Este processo é dinâmico e progressivo, e várias mudanças vão ocorrendo no nosso organismo, tanto na área física, como na emocional. Começamos a sentir estes efeitos a partir dos 30 anos. Vários fatores interferem neste processo, os genéticos, o ambiente em que vivemos e a história de vida de cada um. Por isso duas pessoas nunca envelhecem do mesmo jeito.

O funcionamento de alguns órgãos, como estômago, rins, intestino e fígado, ficam mais lentos, dificultando assim a digestão e o metabolismo. Podem aparecer doenças como a diabetes, pressão alta, problemas cardíacos e artroses. O sono também pode sofrer alterações, o que contribui ainda mais para aparecimento ou agravamento de doenças, dores e depressão.

A chave do envelhecimento bem-sucedido, segundo os chineses, é a manutenção de uma alimentação saudável, devendo serem evitados excessos de álcool, dosar a quantidade de trabalho, praticar atividade física adequada à idade, manter o espírito calmo e ter atitude positiva frente a vida.

A acupuntura, por tratar-se de técnica natural, sem uso de medicação e praticamente sem contra-indicação, tem grande indicação nesta fase da vida. É um método em que se promove o equilíbrio energético e funcional do organismo.

Atua na redução das dores, melhora do sono, na depressão, na digestão e na função intestinal, permitindo assim que se reduza a quantidade de medicação, e também os seus vários efeitos colaterais, como por exemplo a gastrite e a redução da função renal provocada pelos anti-inflamatórios.

A combinação da acupuntura com hidroterapia, pilates, caminhadas ou qualquer outra atividade física que lhe dê prazer, é o ideal para manutenção da saúde, não importando a idade.

O mais importante é iniciar todos estes cuidados quando se é jovem, para que os problemas, disfunções ou doenças, não apareçam. Curar antes de adoecer!