“Hidropilates”

Foto Divulgação

Por: Rita Grubba

05/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 05/07/2019 - 12:13

Já imaginou unir os benefícios do Pilates aos da Hidroterapia? Assim surgiu a Hidropilates, técnica recente, que utiliza propriedades físicas e hidrodinâmicas da água, associada a alguns movimentos, princípios e conceitos do método pilates.

Como no método original, a HidroPilates tem seu conceito baseado em princípios como a respiração, concentração, centro de força (power house), controle, precisão e fluência do movimento, que associados aos princípios físicos da água proporciona uma execução segura e livre de sobrecargas indesejadas.

Na água, os exercícios antes praticados apenas em solo ou aparelhos específicos se tornam ainda mais efetivos visto que a instabilidade da água exige constante atenção e equilíbrio.

A técnica também permite um maior controle da intensidade do exercício, que pode ser extremamente forte quando executado por atletas e mais leve no caso de pessoas com um condicionamento físico menor ou dores.

Essa variação é o que torna o hidropilates um exercício completo e com poucas contraindicações. Tem o objetivo de reabilitar, condicionar e prevenir.

Qualquer movimento que se realize na água terá uma resistência a vencer maior do que a do ar. Essa resistência é aproveitada para a realização de diferentes exercícios em todos os planos de movimento, com a possibilidade de eleger o nível de resistência: quanto maior a força realizada, maior a resistência que a água oferece.

São pontos fundamentais da técnica na piscina, o trabalho em apoio de paredes, barras, equipamentos e acessórios, com a função de potencialização, estabilização e equilíbrio corporal, desenvolvimento da força e do alongamento muscular. Essa junção de fatores leva a melhora da conscientização corporal.

O pilates na água veio para possibilitar que pessoas que tinham dificuldades de realizar exercícios no solo possam realizá-los com segurança na piscina.

O ambiente aquático, por si só, já possibilita uma gama de sensações e benefícios, somente por estar imerso na água, como a melhora do fluxo sanguíneo, da respiração, da descompressão das articulações e oferece melhor mobilidade e melhora da dor.

Além disso, a água quente ainda proporciona relaxamento muscular, melhora o alongamento muscular e claro, garante o bem-estar.

Localização: Clínica SER – Rua Cel. Bernardo Grubba, 62 – Centro – Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 3371-6022.