WEG conquista primeiro lugar no Prêmio Broadcast Empresas

Por: Pedro Leal

02/07/2022 - 06:07

A WEG é o grande destaque do Prêmio Broadcast Empresas, elaborado pela Agência Estado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A companhia ficou com a 1ª posição entre as 204 empresas, com ações negociadas na B3, que mais geraram valor aos acionistas. Além disso, a empresa levou os prêmios especiais de Sustentabilidade e Novo Mercado.

Participaram da premiação empresas com ações listadas na Bolsa de Valores e que possuam patrimônio líquido acima de 10 milhões, balanços divulgados no prazo previsto em lei e estão em dia com seus credores no período analisado.

O ranking, que é anual e está na 22ª edição, avaliou sete indicadores que fazem parte do dia a dia dos investidores e profissionais do mercado financeiro: variação da rentabilidade patrimonial; pagamento de dividendos em relação ao patrimônio; índice preço/lucro (PL); preço/valor patrimonial da ação (P/VPA); oscilação da ação; volatilidade da ação; e liquidez.

O resultado do prêmio foi revelado na quinta-feira (30), às 14h, em evento online transmitido ao vivo pelo Youtube e Linkedin da Agência Estado e Portal Estadão. Representando a WEG, o evento contou com a participação especial do CEO da companhia, Harry Schmelzer Jr., que comentou sobre a retomada da economia no pós-pandemia, cadeia de suprimentos, eficiência energética e sustentabilidade.

“Para nós da WEG, é motivo de muita satisfação estarmos novamente nesta lista, e desta vez, alcançando o topo do ranking. Atribuo este resultado ao engajamento de todos os colaboradores WEG em mantermos a companhia na rota do crescimento, avançando cada vez mais no mercado internacional, em novas tecnologias e novos negócios”, declarou Harry.

Senai

Estudantes e colaboradores do Senai de Jaraguá do Sul, Blumenau, Chapecó, Florianópolis e Joinville têm a oportunidade para empreender, transformando em negócios propostas de soluções voltadas para o segmento industrial ou que possam contribuir para o desenvolvimento da economia local. A iniciativa, que é resultado da parceria entre a instituição e a Cocreation Lab, maior rede de pré-incubação do Brasil, está com 75 vagas abertas para a comunidade do Senai nas cinco cidades e oferece metodologia gratuita para transformar ideias em negócios.

Inflação

Pelo segundo ano consecutivo, a inflação vai estourar o teto da meta, reconheceu na quinta-feira (30) o Banco Central (BC). A informação consta do Relatório de Inflação do segundo trimestre. Segundo o BC, a chance de a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) superar o teto da meta em 2022 subiu de 88% em março para 100% em junho. Para 2023, a probabilidade de o IPCA ultrapassar o teto da meta subiu de 12% para 25%.

Desburocratização

Com o objetivo de desburocratizar dos processos para pessoas interessadas em abrir empresas no município, o Grupo de Trabalho Pró Empresa foi criado em 2017 e é formado por servidores de diversas áreas da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Os servidores estão ligados a todas as áreas envolvidas com o processo de abertura de empresas em Jaraguá. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Arruda, destacou a desburocratização municipal como uma das premissas do governo que, na atual gestão, será ainda ampliada.

Facisc

Representando os empresários e as entidades do Sistema Facisc das regionais Norte e Planalto Norte, o assessor jurídico da Federação, Murilo Gouvea dos Reis e a consultora regional Aline Ghisi, reuniram-se esta semana com parlamentares em Brasília para levar aos congressistas as demandas mais urgentes das regiões. Entre elas estão aumento do teto do simples, a Reforma Tributária e questões relacionadas a infraestrutura da região, como a duplicação da BR-280, o contorno rodoviário ligando a BR-280 e a BR-153 na região de Porto União, o contorno Ferroviário de Jaraguá do Sul e de Joinville.

Consumo

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 2,9% de maio para junho deste ano e atingiu 80,2 pontos em uma escala de 0 a 200. É a sexta alta consecutiva do indicador, que atingiu o maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Os dados, divulgados na sexta-feira (1º), são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Custos

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede o preço dos produtos na saída das fábricas, registrou inflação de 1,83% em maio deste ano. A taxa é inferior aos 2,08% de abril, mas superior ao 0,99% de maio de 2021. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPP acumula taxas de 9,06% no ano e de 19,15% em 12 meses.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).