Sofisticação da indústria deixa Santa Catarina adiante do resto do Brasil

Crédito: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Por: Pedro Leal

17/09/2021 - 06:09

Os setores industriais com maior sofisticação produtiva em Santa Catarina registraram produção acima da média nacional em 2021, segundo análise do Observatório Fiesc, realizada com base na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do IBGE.

De acordo com a pesquisa, a metalurgia catarinense teve o maior destaque de janeiro a julho deste ano. O segmento avançou 73,8% no período, enquanto a média nacional foi de 26,0%.

O setor de veículos automotores, com avanço de 59,2% no acumulado do ano, teve resultado superior à média nacional de 50,3%, com o segundo melhor desempenho, seguido pelo de máquinas e equipamentos, com 52,8% frente à taxa de 39,1% do País.

“O setor de metalurgia vive um bom momento, impulsionado sobretudo pelo aquecimento continuado da construção civil. Santa Catarina tem um parque industrial diversificado e atualizado, o que garante um desempenho superior à média nacional em segmentos mais sofisticados”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.

O resultado de julho frente a junho da indústria catarinense, no entanto, acumulou a sexta queda consecutiva da PIM-PF em 2021, com recuo de 1,5%, taxa superior à variação nacional, que teve retração de 1,3%. Conforme análise da economista Mariana Correia Guedes, do Observatório Fiesc, a pressão inflacionária sobre o poder de compra da população brasileira e o ritmo menor do crescimento econômico da China estão entre os fatores que ajudam a explicar esse resultado.

Crescendo

A UpFlux, de Jaraguá do Sul, foi uma das 14 empresas selecionadas para o programa Scale-Up Endeavor B2B Enterprise de aceleração. A Upflux opera por meio da tecnologia de Process Mining – mineração de processos – uma técnica que tem como principal objetivo descobrir, monitorar e melhorar processos reais de seus clientes. Serão cinco meses de aceleração com mentoria individual.

Atividade econômica

A atividade econômica brasileira registrou alta em julho deste ano, de acordo com dados divulgados na quarta-feira pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou aumento de 0,60% em julho de 2021 em relação ao mês anterior, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período).

Agiotas

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na quinta-feira (16), a Operação Ábaco para cumprimento de 65 mandados de prisão preventiva e 63 de busca e apreensão contra uma das maiores quadrilhas de agiotagem e extorsão do Rio de Janeiro. A ação também acontece nos estados de Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. Até o momento, 24 pessoas foram presas.

Horário de Verão

O Ministério de Minas e Energia (MME) pediu novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a questão “à luz da atual conjuntura de escassez hídrica”, em meio a pressões de setores econômicos pelo retorno do programa extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A pasta, no entanto, afirma que a volta do horário de verão teria impacto limitado no consumo de eletricidade do País e não ajudaria a enfrentar a crise energética atual.

Economia

A compra de energia elétrica no mercado livre que geraram economia significativa, chegando a 30% – o tema foi debatido na reunião conjunta das Câmaras de Assuntos de Energia e de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias (Fiesc), realizada na quinta-feira. Mas é preciso ter planejamento e gestão eficiente, com foco no longo prazo, alertaram os representantes das empresas.

Educação Especial

O governo do Estado deu início a um repasse de mais de R$ 100 milhões em projetos aprovados para instituições especializadas de todas as regiões, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Associações de Amigos do Autista (Amas) e Associações de Surdos, Deficientes Físicos e Visuais.

 

Guia de Negócios

O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou que a cidade de São Paulo foi escolhida para testar uma nova funcionalidade que permite localizar bares, restaurantes, lanchonetes e outros tipos de empreendimento que usam a plataforma para fazer negócios. A novidade, que será testada exclusivamente no Brasil, será chamada Guia de Negócios e funcionará como uma espécie de mapa de locais recomendados por usuários.

Projeções

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e elevou a estimativa para a inflação, de 5,9% para 7,9%, por influência da alta nos preços dos combustíveis e energia elétrica. As projeções estão no Boletim MacroFiscal divulgado na quinta-feira (16).