Seis em cada dez brasileiros das classes A, B e C utilizam meios digitais de pagamentos, como aplicativos próprios - PayPal, PagSeguro e Google Pay - a canais de pagamento de contas, compras e transação pela Internet.

A informação está no estudo sobre mudanças nos hábitos de consumo de serviços financeiros diante das novas tecnologias elaborado pela empresa IDC que entrevistou mais de mil pessoas, de classes média e alta, em três dos maiores países da América Latina: Brasil, Colômbia e México.

O resultado do levantamento apresentado em Nova Iorque (EUA) ainda apontou que, apenas no Brasil, 61% dos entrevistados responderam recorrer a meios digitais de pagamento ou “carteiras digitais”.

No México, o resultado foi semelhante (62%) e, na Colômbia, pouco mais da metade das pessoas ouvidas afirmaram utilizar esses recursos (52%).

Recentemente, o OCP publicou uma reportagem mostrando como os pagamentos digitais já são realidade no comércio de Jaraguá. Confira aqui.

Taxa básica de juros

Pela primeira vez em um ano e quatro meses, o Banco Central (BC) diminuiu os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic para 6% ao ano, com corte de 0,5 ponto percentual.

A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que esperavam corte de 0,25 ponto.

Com a decisão de hoje (31), a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015.

Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. Desde então, a taxa não tinha sido alterada.

Condor em Jaraguá

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul recebeu nesta quarta-feira (31), o fundador e presidente do Condor Super Center, Joanir Zonta, que, entre outros assuntos, deu detalhes do empreendimento que será inaugurado em breve em Jaraguá do Sul.

O Condor de Jaraguá será instalada no Bairro Vila Lenzi e a inauguração está prevista para o mês de outubro. O empreendimento tem um investimento de cerca de R$ 40 milhões.

A estimativa é que a loja abra 300 novos postos de trabalho.

Criptomoedas

As operações com criptomoedas (como o Bitcoin) feitas a partir desta quinta-feira (1º) por pessoas físicas, jurídicas e corretoras terão que ser informadas à Receita Federal.

O fisco quer saber quem está usando essas moedas, quanto está pagando por elas e como. A determinação está em uma instrução normativa publicada em maio no Diário Oficial.

Unicesumar

A Unicesumar de Jaraguá mudará de sede. O novo prédio será quatro vezes maior que o anterior, ficando com 2.500 m² de área construída e permanecendo no Centro da cidade, na Rua Barão do Rio Branco 340 (antiga loja Elite).

O investimento total em Jaraguá do Sul será de R$ 1,4 milhão nos próximos três anos em laboratórios e adequações no decorrer da implantação dos módulos de experimentos.

Benefícios fiscais

Em junho, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020.

O documento, que estabelece os parâmetros do orçamento do Governo para o ano seguinte, institui que a renúncia fiscal deverá ser reduzida de 25% para 16% da receita bruta de impostos até 2022.

Para atender à determinação, o Estado iniciou a revisão de benefícios fiscais, revogando alguns itens que recebiam tratamento tributário diferenciado.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger