Entre os setores que se destacam com maiores lucros, podemos observar o setor bancário entre os primeiros. Os balanços anuais divulgados são sempre surpreendentes mesmo em momentos mais críticos da economia.

Mas de onde vem esse resultado? A especialista em investimentos e CFP da Warren em Jaraguá do Sul, Ludmila Rosa Marques, explica. "Vamos considerar bancos de varejo com atendimento à Pessoa Física e Pessoa Jurídica, com diversas agências. Estas instituições oferecem um amplo número de serviços, portanto sua receita vem de vários lugares."

A primeira dessas fontes são os recursos em dinheiro para depósito e dinheiro para empréstimos. O cliente investidor recebe uma remuneração por deixar o seu patrimônio aplicado, enquanto o cliente tomador paga juros, consideravelmente maiores do que a rentabilidade do investimento. Essa diferença é conhecida como "spread bancário" - e o equilíbrio do spread é fundamental para determinar a rentabilidade de um banco.

A receita dos bancos também vem das taxas cobradas em serviços como manutenção de conta, transferência de recursos, emissões de cartões de débito e crédito, taxas de cadastro, anuidade de cartão, entre tantas outras tarifas que você pode localizar em uma tabela divulgada ao cliente no seu banco.

Os pagamentos dos cartões de crédito são outra fonte de renda gerada pelos bancos. Isso porque quando o consumidor paga suas compras com este meio de pagamento, a instituição financeira cobra do estabelecimento comercial uma taxa percentual sobre o valor da compra.

Por último, existem os rendimentos de taxas por serviços financeiros. Entram nesta categoria os demais serviços oferecidos pelo banco e que também geram receita lucrativa, como previdência privada, consórcios, capitalização, seguros, cheque especial, entre outros.

Curto Prazo

Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Corupá se reuniram extraordinariamente na manhã de segunda-feira (9), para finalizar a análise das ações de curto prazo do Plano Municipal de Turismo do município. “A realização de uma corrida de aventuras, foi uma das sugestões apresentadas na reunião”, disse Alex Ribeiro Krainski, presidente interino do Comtur, que comandou o encontro.

FCDL

O vice-presidente Administrativo e Financeiro da FCDL/SC, José Raulino Esbiteskosk, participou do encontro com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na última sexta-feira (6), no Perini Business Park, em Joinville. Durante a visita, cerca de 300 participantes, entre empresários e políticos catarinenses defenderam os investimentos em infraestrutura, a realização de reformas estruturantes e de um novo pacto federativo.

Games

Florianópolis quer se estabelecer como um polo de desenvolvimento de games. A empreitada vem como resultado do anuncio do HubCG – Hub Costão Games -, polo de games no Costão do Santinho Resort, no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, pelo o empresário Fernando Marcondes de Matos.

Juros...

O mercado financeiro prevê uma nova elevação na taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 7,25% ao ano. Para o fim de 2022, a estimativa é de que a taxa básica mantenha esse mesmo patamar. E tanto para 2023 como para 2024, a previsão é 6,5% ao ano. Atualmente, a taxa está em 5,25% ao ano, após a última reunião do Copom, que ajustou a taxa em 1% O dado é do boletim Focus.

E inflação

O boletim registrou também mais uma elevação nas projeções de inflação, de 6,79% para 6,88%. É a 18ª elevação consecutiva na projeção. Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,84%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.

INSS

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial da União, uma portaria que disciplina os processos de revisão de benefícios previdenciários por incapacidade de longa duração. De acordo com a portaria, a convocação para a revisão será feita por meio de envio de carta com aviso de recebimento digital, pela Direção Central do INSS, para o endereço que consta no cadastro do benefício.

Outdoors no espaço

A SpaceX está trabalhando com a firma Geometric Energy Corporation para usar a baixa órbita da Terra para publicidade. O objetivo da empresa passa por criar uma plataforma onde anunciantes possam colocar a sua publicidade em orbita – visível, obviamente, do planeta.

Promessa

O Ministério da Infraestrutura garantiu, através de suas redes sociais, que governo federal vai encaminhar os recursos para conclusão dos lotes 1 e 2 da BR-470, entre Navegantes e Gaspar. São necessários R$ 258 milhões para finalizar o trecho, somados os aditivos.