2020 deve favorecer as empresas locais nas licitações municipais em Jaraguá do Sul.

No fim de 2019, o prefeito Antídio Lunelli sancionou um projeto de lei que visa dar prioridade a empresas locais nas licitações lançadas pelo Município, legislação que surgiu de um esforço combinado entre a CDL, a Acijs e a Prefeitura.

A lei já está em vigor e determina que as micro e pequenas empresas sediadas em Jaraguá do Sul tenham prioridade nas licitações mesmo que seu preço seja de até 10% superior a empresas de fora, o que é considerado empate.

Vale essa regra para licitações na modalidade concorrência pública, tomada de preço e carta convite. Na modalidade pregão, a prioridade será dada nas propostas com uma diferença de até 5%.

É uma medida de valorização do empresariado local que é marcada por um certo protecionismo - muito bem vindo, no que diz respeito à viabilização da participação de empresas menores nos certames públicos.

Agora, o importante é tirar destas empresas o medo de participar do processo.

Melão para China

O Brasil vem cada vez mais se firmando como exportador de commodities e ganhou mais um ponto nesse mercado tão frágil.

O órgão sanitário responsável pela análise de produtos de origem vegetal e animal na China publicou comunicado nesta quarta-feira (22) que autoriza a importação de melão do Brasil.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mobilidade mínima

As coisas seguem mal para a mobilidade social no país: segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o 60º pior país entre 82 em termos de oportunidades para ascensão social.

Segundo o relatório, quem nasce no menor patamar de renda levaria nove gerações - ou quase dois séculos - para chegar na média.

Prévia da inflação em alta...

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,71% em janeiro deste ano.

O resultado ficou abaixo do 1,05% do IPCA-15 de dezembro, mas acima do 0,30% de janeiro de 2019. Essa é a maior taxa para o mês desde 2016 (0,92%). O dado foi divulgado hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comércio registra otimismo

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul realizou uma pesquisa com os associados referente ao desempenho do setor no ano passado (2019).

Conforme a presidente, Talita Beber, os lojistas constataram o aquecimento da economia, sendo que 27% dos entrevistados afirmaram ter vendido até 5% a mais e 25,4% um crescimento de 6% a 10% em relação a 2018.

Segundo a presidente, o comércio está otimista para 2020.

"Há boas expectativas de aumento no crescimento econômico para o Brasil este ano e para o varejo local não será diferente, cerca de 33,3% dos entrevistados esperam vender de 11% a 20% mais do que em 2019 e 38,1% esperam vender acima 20% em relação ao ano passado”, ressalta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger