“Inflação está confortável, diz Copom”

Foto Divulgação

Por: Pedro Leal

13/02/2019 - 05:02

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) considera que a inflação está em níveis “apropriados ou confortáveis”.

A informação, divulgada nesta  terça-feira (12), consta da ata da última reunião do comitê, que decidiu na semana passada manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,5% ao ano, o mínimo histórico.

Vale destacar que o que é apropriado ou confortável para a macroeconomia pode não ser confortável para o cidadão comum – e que o Copom não faz juizos neste sentido. No ano passado, a inflação fechou em 3,75%.

Para 2019, o órgão projeta meta de 4,25%. Apesar do indicador baixo, as oscilações de preço em alguns produtos resultaram em um descompasso entre os dados da inflação e a percepção popular da mesma em 2018.

O órgão afirma que, tirando variações sazonais de preço, a inflação se encontra em níveis “apropriados”.

“Diversas medidas de inflação subjacente [ação que procura captar a tendência dos preços, desconsiderando variações temporárias] se encontram em níveis apropriados ou confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária [definição da taxa Selic]”, diz a ata.

O Copom, mais uma vez, optou por não dar indicações sobre as próximas reuniões para definir a Selic.

“Todos concordaram que a atual conjuntura recomenda manutenção de maior flexibilidade para condução da política monetária, o que implica abster-se de fornecer indicações de seus próximos passos. Os membros do Copom [diretoria do BC] reforçaram a importância de enfatizar o compromisso de conduzir a política monetária visando manter a trajetória da inflação em linha com as metas”, destaca o comitê.

O órgão tem mantido a Selic em 6,5% ao ano há sete reuniões.

Dúvidas do eSocial

Boas novas para empresários que estão ainda encontrando dificuldades em se entender com o sistema eSocial: a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Escola Nacional de Inspeção do Trabalho (Enit), preparou uma série de vídeos sobre o sistema.

De forma didática, auditores-fiscais  detalham o funcionamento do sistema, o cronograma de implantação e particularidades sobre a transmissão eletrônica e retificação do envio de dados.

Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube “ENIT Escola Nacional da Inspeção do Trabalho”.

Spin promove evento

A aceleradora de startups Spin, de Jaraguá do Sul, está crescendo. No próximo dia 26, é a vez de Blumenau receber o Spin Talks.

Com acesso gratuito, o evento reúne os dois principais nomes da Movidesk: Donisete Gomes, CEO e Co-founder com experiência de 18 anos em gestão de atendimento, e Edson Maestri, CSO e co-founder da empresa.

No encontro, o público poderá saber mais sobre a marca, que atende mais de 900 negócios espalhados pelo Brasil, o primeiro investimento e sua cultura interna.

Além disso, poderá ouvir dos profissionais quais são as expectativas para 2019, os desafios e como o mercado deve se comportar ao longo do ano.

O Spin Talks acontece na Offcina Café Coworking, a partir das 19h. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?