Fiesc expressa preocupação com greve de caminhoneiros

Foto: Fábio Junkes/Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

02/11/2021 - 06:11

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) manifestou na última sexta-feira (29) a preocupação com as consequências de uma possível paralisação dos caminhoneiros, conforme tem sido veiculado na mídia.

“Sem fazer juízo sobre a legitimidade dos pleitos apresentados, entendemos que o momento não é apropriado. A exemplo do que ocorreu em 2018, se concretizado, o movimento trará efeitos graves para toda a sociedade, que ainda sofre as consequências da pandemia”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Aguiar salienta que a indústria tem enfrentado grandes desafios para manter os empregos e a produção. “Por isso, apelamos para a sensibilidade das lideranças e do governo na busca do diálogo e de uma solução de consenso, preservando a estabilidade econômica e institucional no país”, diz Aguiar, observando que uma paralisação ampliaria os efeitos da crise que ainda não passou, e os custos seriam pagos por todos os brasileiros, especialmente os de menor renda.

A entidade pode ficar aliviada, no entanto: neste fim de semana, o movimento perdeu apoio de um dos seus setores chave: o presidente da Associação dos Transportadores de Combustíveis e de Derivados de Petróleo do Rio, Aílton Gomes, divulgou um vídeo no qual anuncia a retirada do apoio da entidade à greve dos transportadores autônomos, que estava programada para ontem (1°/11).

A decisão foi tomada após encontro com ministro dos Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que ofereceu apoio ao grupo com a pauta de reivindicações. As informações são do portal Metrópoles.

Burger King

O BK Brasil, controladora da rede de fast food Burger King, informou que foi assinado, no domingo (31), o distrato do acordo de associação entre a companhia e Vinci Partners para a aquisição das ações da DP Brasil, detentora de direitos exclusivos de máster-franquiada Domino’s no Brasil. As informações são da Forbes. De acordo com a BK, houve uma reavaliação das atuais condições de mercado e das então existentes quando da negociação e respectiva assinatura de acordo para a compra da Domino’s.

Pix

Uma nova mudança no PIX entrou em vigor na última na semana passada para todos os usuários que utilizam a forma de pagamento e transferência pelo serviço, na terceira etapa do open banking. Ela diz respeito ao compartilhamento de informações para os serviços de transações de pagamento. Com isso, usuários do sistema poderão realizar seus pagamentos via Pix em sites de e-commerce sem precisar acessar o aplicativo do banco.

Imposto Global

Os líderes das 20 maiores economias do mundo aprovaram no sábado (30) a criação de um imposto global único de 15% para as grandes empresas. A medida pretende reformular as regras internacionais de tributação, com o desestímulo à evasão de recursos para paraísos fiscais. O acordo foi formalizado neste domingo (31) no comunicado final da reunião do G20, que ocorre em Roma neste fim de semana.

CNI

O empresário catarinense Glauco José Cortê assumirá dia 3 de novembro a presidência da Confederação Nacional da Indústria, em razão de viagem ao exterior do presidente Robson Braga de Andrade. Cortê permanecerá no comando da CNI até o dia 26 de novembro.

Mutirão

De segunda-feira (1º) até 30 de novembro, pessoas físicas com dívidas em atraso poderão renegociar os débitos no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pelo Banco Central, pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelo Senado, a iniciativa também promoverá cursos de educação financeira.

Auxílio acaba

Depois de sete meses de pagamento, a Caixa Econômica Federal concluiu no domingo (31) o pagamento da rodada de 2021 do auxílio emergencial. Neste ano, o benefício foi pago a 39,2 milhões de famílias, dos quais 23,9 milhões de trabalhadores informais, 10 milhões inscritos no Bolsa Família e 5,3 milhões inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Rio do Rastro

O edital de concessão do mirante da Serra do Rio do Rastro, prevê um investimento de R$ 127 milhões no turismo da região, com base no projeto inicial apresentado pela Vallya, com atrações que incluem um bondinho, um shopping e uma estação de ski.

A confirmação do projeto por parte da Santur e da SCPar ocorreu na segunda-feira. A Vallya apresentou a melhor proposta dentro do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a concessão complexo turístico da Serra do Rio do Rastro.