“Copom vê retomada da economia, mas alerta para possibilidade de inflação”

Foto Freepik

Por: Pedro Leal

23/09/2020 - 05:09

A economia brasileira apresenta recuperação parcial, assim como ocorre em outros países.

A avaliação é do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na ata da última reunião, divulgada nesta terça-feira (22). No último dia 16, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 2% ao ano.

“Em relação à atividade econômica brasileira, indicadores recentes sugerem uma recuperação parcial, com padrão similar à que ocorre em outras economias, onde os setores mais diretamente afetados pelo distanciamento social permanecem deprimidos”, diz o Copom.

Na ata, o Copom ressalta que a inflação ao consumidor deve se elevar no curto prazo.

“Contribuem para esse movimento a alta temporária nos preços dos alimentos e a normalização parcial do preço de alguns serviços em um contexto de recuperação dos índices de mobilidade e do nível de atividade. Os preços administrados devem apresentar variação contida, destacando-se o recuo nas tarifas de plano de saúde em setembro e a queda projetada para o preço da gasolina a partir de outubro”, diz o Copom.

Para o Copom, os programas governamentais de recomposição de renda, como o auxílio emergencial, “têm permitido uma retomada relativamente forte do consumo de bens duráveis e do investimento”.

O órgão ressalta que vários setores seguem fracos, e que a retomada ainda deve ser gradual. Em particular, o setor de serviços se encontra fortemente prejudicado pela pandemia.

Há a possibilidade de novas reduções na taxa de juros para incentivar o consumo e os investimentos diretos, que devem ser pequenas e graduais para evitar inflação.

Usinas a gás

O governo do Estado criou um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de projetos de implantação de usinas de geração elétrica a gás natural no Estado, o que possibilitaria a ampliação da oferta do insumo por meio de outros modais e uma nova alternativa de suprimento através de terminais de GNL, além da infraestrutura do GASBOL (Gasoduto Bolívia Brasil).

A implantação de uma usina termoelétrica a gás natural em Santa Catarina é vista como uma alternativa para acelerar a interiorização do gás no Estado.

Retomada

A atividade industrial continua em recuperação e já se encontra no patamar pré-crise, de acordo com a Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 71%, 2 pontos percentuais acima do apurado em agosto de 2019 e 4 pontos percentuais a mais na comparação com julho. É o maior percentual para o mês desde de 2014, quando o UCI ficou em 72%.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul