Como parte das ações para o Novembro Azul, mês da campanha para combate ao Câncer de Próstata, o ministério do Trabalho está trabalhando para o esclarecimento de direitos dos trabalhadores diagnosticados com a doença.

Durante o tratamento, o trabalhador celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O PIS/Pasep também poderá ser sacado no valor do saldo da conta, respectivamente, em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

O trabalhador também tem direito ao auxílio-doença, quando o médico indicar o afastamento do trabalho, e, em episódios mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez.

Nos casos em que o trabalhador necessite de cuidados permanentes de outra pessoa, além da aposentadoria por invalidez ele também tem o direito a um acréscimo de 25% no valor do benefício, conhecido por Auxílio Acompanhante o valor adicional é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de forma vitalícia.

Para ter acesso a esses tipos de benefícios é necessário estar na condição de segurado da Previdência Social e passar pela perícia médica do INSS, para comprovação da incapacidade de trabalho.

Em 2017, 6.149 trabalhadores foram afastados do trabalho em decorrência do desenvolvimento da doença. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta para o registro de 68.220 novos casos em 2018. Esse tipo de câncer é o quarto tipo mais comum.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada a Rede Nacional de Saúde do Homem, em 2013. O câncer de próstata ainda é visto como tabu por muitos homens, coisa que ocorre também com doenças mentais na população masculina.

Segundo o presidente da entidade, Antônio Marcos de Souza, a procura por informações é muito pequena, são cerca de três a cinco pessoas ligando por dia em Jaraguá do Sul pedindo informações sobre onde fazer os exames.

"A maioria dos homens não procura prevenção por desinformação, e a partir do momento em que passamos a passar informação a procura aumenta consideravelmente. Também falta estrutura para atender a prevenção", explica.

Segundo ele, só 30% da população masculina adulta procura prevenção. A entidade está organizando junto à empresas a realização de palestras sobre prevenção do câncer de próstata.

Segundo o Inca, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

O diagnóstico precoce é o grande aliado para o tratamento da doença. Mesmo na ausência de sintomas, é recomendado que homens a partir dos 45 anos visitem o médico urologista para uma avaliação clínica.

Estimativa de inflação cai

A estimativa de instituições financeiras para a inflação neste ano caiu pela segunda vez seguida.

De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira (5), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 4,40%. Na semana passada, a projeção estava em 4,43%.

Para 2019, a projeção da inflação permanece em 4,22%. Também não houve alteração na estimativa para 2020: 4%. Para 2021, passou de 3,95% para 3,97%.

Apevi oferece curso de atendimento ao cliente

Estão abertas as inscrições para  a terceira turma do curso de Atendimento ao Cliente da Associação das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual do Vale do Itapocu (Apevi).

O curso vai do dia 3 ao dia 6 de dezembro, com aulas das 19 às 22h, ministradas por Darcísio Knoch, pós graduado em Gestão de Pessoas pela Uniasselvi e formado em Satisfação do Cliente pela Sociesc, entre outras graduações.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Apevi.

Um século de mercado

A fabricante de eletrodomésticos Wanke, de Indaial, completou um século de operações no mês de outubro.

Com produção de cerca de 500 mil unidades por ano, a empresa vende seus produtos para todo o país e também para o Paraguai, tendo em máquinas de lavar seu carro-chefe desde os anos 60.

Papai Noel chega ao shopping

No Jaraguá do Sul Park Shopping, a temporada de Natal será aberta, no próximo dia 10, com as boas-vindas ao Papai Noel.

O já tradicional evento que marca a chegada do bom-velhinho ao empreendimento vai ser acompanhado do acendimento oficial das luzes e inauguração da decoração natalina.

No próximo sábado, também será iniciada a campanha de Natal do shopping.

Goldfajn defende continuidade de reformas

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, defendeu em Jerusalém, Israel, durante painel com economistas neste domingo (4) a necessidade de dar continuidade às reformas, iniciadas pelo governo Michel Temer, e os ajustes fiscais.

Segundo ele, a reação dos países em desenvolvimento a eventuais choques externos depende de uma “frente doméstica”. Ilan Goldfajn foi convidado a participar de um painel em que a discussão central foi o papel do Banco Central na economia.

Para Goldfajn, os países em desenvolvimento sofrem com o que chama de “choques”: a normalização da política monetária em economias avançadas e os conflitos comerciais.

"A economia global continua crescendo, mas o horizonte se tornou mais desafiador para os países emergentes"

Três vezes maior

As vendas da indústria catarinense acumulam alta de 13,4% até setembro em relação ao mesmo período em 2017, com avanço em 13 das 14 atividades pesquisadas.

As maiores ampliações estão em produtos alimentícios (33,6%), produtos de metal (26,8%) e em vestuário e acessórios (23,3%).

Na comparação entre os meses de setembro, o crescimento foi de 12% - a nível nacional, o crescimento foi de apenas 4,6% na comparação entre setembro de 2017 e de 2018.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?