Foto Divulgação
Foto Divulgação

A Acijs promove nesta quinta-feira (11) o workshop “Segurança – Mitos e verdades sobre gestão comportamental”.

O evento, uma iniciativa do Núcleo da Segurança e Saúde no Trabalho, é aberto a empresários, profissionais de todas as áreas e ao público em geral.

A atividade ocorrerá no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, às 15h30 e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3275-7059 e pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

O workshop vai contar com a presença do psicólogo Odilon Cunha Jr.

A proposta é repassar aos participantes conceitos de gestão comportamental que possibilitem desenvolver a cultura preventiva nas empresas, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a produtividade.

Graduado pela PUC-PR, Odilon Cunha é especialista em gestão de projetos e possui várias especializações, incluindo finanças corporativas e MBA em inteligência empresarial.

Com experiência em diversas áreas de negócios, é um dos fundadores da Escola de Valores e é sócio responsável pelo Business Inteligence, da empresa Comportamento.

10 graus de parentesco?

Uma questão que tem me intrigado sobre a reforma da Previdência diz respeito às pensões para parentes de militares: segundo a legislação atual, tem direito à pensão até oito graus de parentesco - ou oito categorias.

As duas formas aparecem no texto, subindo para dez no caso do parente não ter renda.

Sendo dez graus, que graus são estes, vendo que primos são o quarto grau de parentesco, e tetranetos estão no quinto? Até onde vai esse direito? E de onde vem os recursos para essas pensões?

Mesmo levando em conta oito ou dez categorias, há de se perguntar quantos parentes estão cobertos nesse conjunto: pais, filhos, irmãos, cônjuge, netos, avós - aí já temos seis - sobrinhos e tios? Bisnetos? Primos? Não importa como tente se interpretar o texto, é muita gente.

Ao menos a pensão vitalícia para filhas solteiras já foi derrubada há tempo - embora, por ser um direito consolidado, siga sendo concedida para quem já a recebe.

Falta uma fonte clara que esclareça quem é esta legião de parentes com direito à pensão. A reforma da previdência militar quer reduzir para cônjuge e filhos, com os pais caso não tenham renda.

Empresas no Simples Nacional

O módulo da segunda fase de implantação do eSocial para as empresas optantes do Simples Nacional foi disponibilizado nesta quarta-feira (10).

Nesta etapa, as empresas deverão informar os eventos não periódicos, ou seja, os dados dos trabalhadores e seus vínculos com a empresa.

O eSocial para as empresas optantes do Simples está disponível desde 10 de janeiro, quando foi liberado o primeiro módulo.

Nele, os empregadores devem se cadastrar e alimentar o sistema com informações relevantes para posterior cadastro de empregados e folha de pagamento, por meio de tabelas definidas no manual do eSocial.

Petrobras diz que ameaça de sindicato é ilegal

A Petrobras informou nesta semana que tomará todas as medidas legais cabíveis para conservar ou restabelecer, “se necessário”, a operação normal e segura da concessão de distribuição de gás em Montevidéu.

A reação da empresa é motivada por ameaça do sindicato dos trabalhadores da MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no Uruguai, de tomar o controle da empresa nas próximas semanas.

Em nota, a Petrobras diz que o chamado “controle operário” é uma ação ilegal e “configura uma ameaça ao ambiente de negócios e à segurança jurídica para investimentos no Uruguai”.

Segundo a empresa, o objetivo do sindicato é que, a partir do control obrero (controle operário), o Estado uruguaio exproprie a concessão, que seria repassada à gestão dos trabalhadores.

“A Petrobras e sua subsidiária MontevideoGas continuarão exigindo a cooperação das autoridades estatais uruguaias para dar fim a qualquer ação ilegítima à concessão”, acrescenta a nota.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?