A ex-secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, Natália Petry (PMDB), assume a partir de hoje o comando da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte). O ato da posse ocorreu ainda na tarde de ontem, informa Natália, iniciando hoje sua gestão à frente da fundação. A formalização da posse, com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB), vai depender da agenda do governador, diz a presidente, cuja data deve ser definida pela Casa Civil.

Natália assume a Fesporte até dezembro deste ano, no lugar de Erivaldo Nunes Caetano Júnior (PSDB). A transição do cargo está sendo conduzida pelos servidores da Fesporte e agendamentos internos foram marcadas para esta quinta-feira. A montagem da equipe com quem irá trabalhar até o fim do ano está sendo discutida juntamente com o secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto.

A Fesporte conta com dois diretores, um técnico e outro administrativo, aponta Natália. Uma possível mudança nas diretorias é um dos pontos que está sendo analisado juntamente com o secretário. A composição da equipe deve ser definida ao longo dos próximos dias. A jaraguaense será a primeira mulher a presidir a Fundação. Entre os objetivos, está a aproximação da gestão da Fesporte com os municípios.

Vice assume em Corupá

O vice-prefeito de Corupá, Arno Celso Neuber (PP), assumiu a prefeitura do município nesta quarta-feira. Ele fica à frente da Administração durante o período de férias do prefeito João Carlos Gottardi (PP), por 15 dias. Gottardi retorna do dia 16 de maio. Em seu primeiro dia como prefeito em exercício, Neuber reuniu secretários para pedir apoio durante o período, e também os vereadores, para uma aproximação com o Legislativo.

Suplente retorna a Câmara

Com a saída da vereadora Natália Petry (PMDB) do Legislativo de Jaraguá do Sul para a presidência da Fesporte, Jaime Negherbon (PMDB) volta à Câmara de Vereadores. Ele é o 2° suplente de vereador do partido e tomou posse ontem pela manhã, na sala da presidência do Legislativo.

Adequação de lei

O prefeito de Guaramirim, Luís Chiodini (PP), encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que complementa a legislação referente a plano de cargos e salários dos servidores municipais, sobretudo em relação às responsabilidades e penalidades dos servidores do Hospital Municipal Santo Antônio. Segundo explica o governo, em mensagem enviada à Câmara, a lei dos servidores do hospital não estabelece de forma precisa o procedimento administrativo disciplinar e “sequer estipula quais são as responsabilidades e penalidades dos servidores”, o que traria insegurança jurídica aos funcionários e à Administração.

Gerente assume ADR

A gerente regional de Educação Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PMDB) assumiu ontem (2), temporariamente, a ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul. Com a saída do secretário regional Leonel Pradi Floriani (PSD), Cristiana permanece por tempo indefinido no cargo, acumulando também a gerência da rede estadual na região, enquanto o partido negocia a cadeira. “É interinamente até o partido definir algumas situações entre eles. Tem a própria questão do governo, esse enxugamento, não sei se vão trazer alguém de fora ou manter alguém de dentro, tem toda essa articulação que ainda está acontecendo”, revela.

Fecarroz

“Foi um espetáculo”, afirmou o prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi (PMDB), sobre a 16ª Fecarroz, que encerrou nesta terça-feira. Ele comemora o sucesso da festa, cujo desafio foi assumido neste ano pela primeira vez como prefeito, mas contando com a experiência adquirida durante mandato como vice na gestão de Mario Fernando Reinke (PSDB). Feliz com o resultado, o prefeito agradece equipe de trabalho, organização e expositores da festa - cujas sugestões estão sendo colhidas pelo governo, que serão analisadas por comissão interna, “já pensando em tornar essa grande festa ainda melhor daqui a dois anos”, afirma.

Em foco:

  • “A Fecarroz traz em evidência o arroz, um produto importante da economia catarinense. Esta região de Massaranduba é referência em tecnologia, produtividade e qualidade do arroz. Quando a cidade e o campo se juntam para uma grande celebração se promove o consumo e a cultura do produto”, disse o secretário da Agricultura, Airton Spies, sobre a festa, que marca o fim da safra de arroz no município que produz aproximadamente 54 mil toneladas ao ano.
  • Entre amanhã e o dia 10 de maio o Supremo Tribunal Federal deverá julgar o recurso do ex-presidente Lula. A defesa do ex-presidente afirma que houve desrespeito à decisão do STF na ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro no dia 5 de abril. Isso porque a Corte estabeleceu nos julgamentos sobre prisão em segunda instância que seria preciso aguardar o fim da análise dos recursos para iniciar o cumprimento da pena.
  • Enquanto isso, o PT começa hoje a discutir publicamente o plano de governo do ex-presidente Lula, mantendo sua pré-candidatura à Presidência da República. Um debate sobre as medidas econômicas do plano foi organizado pelo partido para esta tarde, em frente ao prédio da Polícia Federal, em Curitiba, no local onde os manifestantes pró-Lula se reúnem diariamente. O ex-presidente está preso em uma sala especial da Superintendência da PF desde o dia 7 de abril.
  • O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção ativa nesta quarta-feira. O ministro é acusado de ter participado de esquema de compra e venda de vagas no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 2009, quando era governador.
  • O processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal de SC, João Rodrigues (PSD), terá continuidade na Câmara dos Deputados. O Conselho de Ética da Casa aprovou ontem a admissibilidade da representação protocolada pela Rede Sustentabilidade. O partido defende a cassação do mandato do parlamentar por sua condição de deputado presidiário. Rodrigues está preso desde fevereiro, pelos crimes de dispensa e fraude em licitação quando foi prefeito de Pinhalzinho, oeste do estado.