O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Gruner (PTB), deve homologar ainda nesta semana resultado de edital de licitação para fornecimento de software legislativo. As propostas foram conhecidas na terça-feira.

A empresa Lancer, ao custo de R$ 33 mil por 12 meses, propôs o menor valor, mas ainda há prazo para contestação. Com o novo software, a tramitação de todos os projetos, indicações e comunicação com o Executivo se dará de maneira digital.

 

 Você conhece os podcasts do OCP?

Assine e receba novos episódios todos os dias

Apple Podcasts | Spotify |
Soundcloud

 

O objetivo é dar agilidade aos processos e evitar o uso de papel. “Com o tempo vai ser uma economia signifi cativa”, avalia o presidente. O próximo passo será a compra de equipamentos. Todos os vereadores terão que ter um notebook para acompanhar os trâmites e votações.

A assinatura deles será digital. A previsão de Gruner é que o novo processo comece a funcionar entre junho e julho. Até lá, vereadores e servidores receberão treinamento. Com a modernização dos processos, Gruner dá sequência ao projeto iniciado na gestão de Anderson Kassner (PP).

“A partir de agora, vamos concretizar o que havíamos planejado: redução no número de impressões, diminuindo gastos financeiros e danos ao meio ambiente, registro da assinatura digital de todas as proposições legislativas, além da transmissão por meio eletrônico das proposições entre os Poderes Legislativo e Executivo”, comemora Anderson.

Para chegar até esse momento, um Grupo de Trabalho (GT), formado por servidores da Câmara, foi criado em 2018, para coordenar a pesquisa e levantamento de informações sobre o assunto.

O GT conheceu as Câmaras de Vereadores de Joinville e Itapoá para estudar o modelo mais adequado à Câmara de Jaraguá.

Solicitações reforçadas

Os vereadores Arlindo Rincos e Ronaldo Magal, ambos do PSD, participaram ontem de uma reunião com o secretário do Estado da Casa Civil Douglas Borba e o adjunto, Matheus Hoff mann. Apresentaram pedido para que a gerência regional de saúde seja mantida em Jaraguá do Sul.

Borba explicou que mesmo que o cargo de gerente seja extinto, os outros serão mantidos, assim como os serviços. Rincos e Magal também reforçaram urgência na revitalização da SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba.

Mudas no presídio

A Secretaria de Agricultura de Jaraguá do Sul vai dar início a um projeto de produção de mudas com os detentos do Presídio Regional.

Para isso, a Prefeitura irá implantar uma estufa na unidade, onde os presos poderão desenvolver o projeto. As mudas serão destinadas às hortas comunitárias do município.

A previsão é de que o trabalho inicie em dois meses.

Investimentos em Educação

As unidades de ensino da rede municipal da Prefeitura de Corupá receberam um investimento de mais de R$ 1,7 milhão em equipamentos e materiais que servem de suporte para o processo de ensino-aprendizagem no período de 2018 até o começo deste ano.

Entre os equipamentos e materiais repassados para as unidades, estão aquisição de material didático para os estudantes e professores do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, implantado desde o ano passado, computadores, televisores, mobiliário para salas de aula, aparelhos de ar condicionado, construção de novas salas de aula, bebedouros, quadros brancos, contêineres para servirem de biblioteca, materiais esportivos, entre outros.

Compra de vagas

Secretário municipal de Educação Rogerio Jung diz que projeto de lei que vai permitir que a Prefeitura de Jaraguá do Sul compre vaga em creches particulares já passou pelo jurídico.

“Estamos dando a última revisada e depois já vamos encaminhar para a licitação”, explica. A previsão é de que no segundo semestre cerca de 100 vagas sejam abertas por este novo modelo.

Moisés percorre o estado

O governador Carlos Moisés (PSL) estará hoje em Joinville, para cumprir sua primeira agenda ofi cial no município.

A visita à maior cidade do estado dará início ao roteiro de viagens ofi ciais às cidades-polo catarinenses, conforme cronograma estabelecido pela equipe de governo.

O governador vai visitar o complexo industrial Perini Business Park, onde se reunirá com empresários locais.

Na sequência, a comitiva seguirá para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, quando o governador concederá entrevista coletiva à imprensa. Ainda não há data para vinda de Moisés à região.

Pedido de urgência

Prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP) tem reunião agendada para hoje com o deputado federal Fabio Schiochet (PSL).

Ele irá solicitar que o jaraguaense interceda junto ao governador Carlos Moisés para que a revitalização a SC-108 aconteça rapidamente.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?