“Mapeamento de centrais: o que é e como funciona?”

Foto divulgação

Por: Mundial Auto Mecânica

07/10/2020 - 08:10 - Atualizada em: 07/10/2020 - 08:35

Quem busca um carro com maior torque e potência, precisa saber mais sobre o mapeamento de centrais. A prática tem ganhado muito espaço no mercado e nós decidimos explicar um pouquinho de como ela é funciona e é feita. Confira:

O que é?

Mapeamento de centrais, reprogramação, recalibração de ECU ou Remap, é um software instalado nos veículos que consiste em modificar sensores, atuadores e sistemas de informação do seu carro com o objetivo de aumentar o torque e a potência.

Atualmente, todos os veículos novos são lançados com injeção eletrônica, que tem esta mesma finalidade. Contudo, se você somar todos os benefícios da injeção à reprogramação, é possível chegar ainda mais longe.

Como funciona?

A reprogramação é específica para cada modelo e marca e é feita através de um computador ligado ao sistema. Para reprogramar, o primeiro passo é acessar a central de registro e entender como o carro foi configurado originalmente de fábrica.

Depois de feitas todas as análises, o veículo é reprogramado para se adaptar ao desempenho desejado pelo motorista. Esse sistema já é usado por muitas pessoas e é considerada uma prática muito promissora. Ele pode ser feita em carros movidos a gasolina, etanol ou diesel.

Resultado

A reprogramação pode aumentar em 10 a 15% da potência do motor original dos carros aspirados e 25 a 30% do original nos carros alimentados por turbocompressor, tudo isso sem diminuir a dirigibilidade e conforto do carro.

Atenção: É importante ficar atento a cada modelo de carro ao utilizar o programa de centrais. Somente um mecânico especializado saberá qual a melhor configuração para você. Para decidir, ele precisa conhecer o seu dia-a-dia, estilo de dirigir e vários outros fatores para garantir que a reprogramação conseguirá alcançar todos os requisitos.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960.