“Alergias oculares”

A imagem contém um close de um olho muito vermelho e lacrimejando

Imagem Ilustrativa

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

10/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 23/07/2019 - 13:41

Tecnicamente, a alergia é causada por mecanismos de hipersensibilidade a uma determinada substância que pode acometer também a superfície dos olhos. O principal sintoma é a coceira ou prurido e ocorre em 20% da população, podendo ser mais prevalente em determinadas épocas do ano.

Em cidades com grandes indústrias, onde o próprio ambiente de trabalho gera estímulos constantes, as reações alérgicas podem acontecer durante todo o ano. Contato com poeira, fumaça, produtos químicos, dentre inúmeras outras substâncias, podem iniciar o quadro de hipersensibilidade alérgica.

Os oftalmologistas subdividem as alergias para facilitar a classificação dos pacientes, identificação de fatores de risco e tratamento direcionado a causa. Tecnicamente, a alergia é causada por mecanismos de hipersensibilidade a uma determinada substância que pode acometer também a superfície dos olhos.

O principal sintoma é a coceira ou prurido e ocorre em 20% da população, podendo ser mais prevalente em determinadas épocas do ano. Em em cidades com grandes indústrias, onde o próprio ambiente de trabalho gera estímulos constantes, as reações alérgicas podem acontecer durante todo o ano.

Contato com poeira, fumaça, produtos químicos, dentre inúmeras outras substâncias, podem iniciar o quadro de hipersensibilidade alérgica. Os oftalmologistas subdividem as alergias para facilitar a classificação dos pacientes, identificação de fatores de risco e tratamento direcionado a causa.

Tratamento

O tratamento é baseado em no uso colírios anti-inflamatórios, à base de corticoides e lubrificantes, de preferência sem conservantes, mas a orientação ao paciente quanto aos fatores de risco presentes no seu dia a dia é essencial.

O controle de quadros alérgicos como a rinite alérgica é fundamental, uma vez que a agudização de um quadro de rinite pode afetar os olhos e o tratamento ocular isolado pode não ser plenamente eficaz.

Devemos tratar o paciente como um todo e não nos isolarmos aos olhos, uma vez que desta maneira aumentamos a chance de sucesso no tratamento a longo prazo.

Clínica Correção da Visão
R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul – SC
Telefone: (47) 3054-5700