Vandalismo: uma peste que precisa ser erradicada de nossa cidade

Por: Editorial

26/05/2023 - 06:05 - Atualizada em: 26/05/2023 - 08:20

Reiteramos que é preciso adotar a política de tolerância zero contra vândalos. Nossa cidade, de identidade ordeira, vem sendo contaminada por esses elementos. Essa praga se manifesta, regularmente, nos mais variados meios e formas: desde lixeiras, pontos de ônibus, prédios, banheiros públicos, pichações, garrafas e latas de bebidas largadas nas praças centrais, e até corte de árvores urbanas.

São acéfalos mandriões invisíveis a câmeras de vigilância, certamente por insuficiência desses equipamentos. Esses inúteis, por serem desprovidos de racionalidade, sequer sabem que, depredar patrimônio público, é um crime tipificado no Art. 163 do Código Penal, com pena de 6 meses a 3 anos de detenção. Infelizmente, uma pena muito branda, diga-se de passagem.

Estudos psiquiátricos apontam que vândalos encontram satisfação em desrespeitar os direitos dos outros, sendo que essa deficiência mental tem início na infância, exibindo um transtorno de conduta, podendo evoluir, na medida que cresce (só fisicamente), até chegar a uma personalidade psicopática.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Jaraguá do Sul, registrou pela segunda vez neste mês, atos de vandalismo em ambientes da Arena Jaraguá. Esse mal precisa ser erradicado de nossa cidade. Combater esses crimes é missão cidadã, ou seja, deve envolver toda a sociedade. Denuncie à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou para a Ouvidoria da Prefeitura, pelo número 0800-642-0156.