Tecnologia digital na comprovação de vacina

Por: Editorial

14/01/2022 - 07:01

Se as novas tecnologias digitais conferem ao setor privado maior produtividade, competitividade e crescimento no mercado, no setor público deve-se buscar, por meio da transformação digital, melhor prestação de serviço ao cidadão contribuinte e, por conseguinte, permitir sua interatividade e participação no processo.

O que queremos traduzir com essa mensagem, é que o mundo tecnológico e disruptivo requer governo tecnológico, capaz de desburocratizar, desonerar e otimizar a dinâmica de funcionamento da gestão e da sociedade, por meio de soluções criativas e tecnológicas.

Atenta à tal disrupção, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Tecnologia e informação, desenvolveu um sistema que permite a emissão online do comprovante de vacina contra a Covid-19 aos usuários.

Trata-se de mais uma ferramenta tecnológica que estreitará laços entre a administração pública e o cidadão, permitindo a este, os melhores caminhos para soluções de suas demandas. Além de acessível e funcional, este sistema representa uma segurança diante de possíveis inconsistências, como a ocorrida na página do ConecteSUS, do Ministério da Saúde, no ano passado, deixando muitas pessoas desprovidas desse importante serviço.

Que a governança digital continue sendo um propósito estratégico da gestão pública, com vistas a prestação de serviços cada vez mais inteligentes, transparentes, eficazes, eficientes e colaborativos, para o bem público.