Finados: um dia de reflexão sobre a morte e a vida

Por: Editorial

02/11/2022 - 06:11

 

O ser humano só morre quando é definitivamente esquecido pelos vivos. Por isso, o Dia de Finados, em nosso país fundamentalmente católico, é tradicionalmente considerado um momento de reflexão e, sobretudo, de lembranças e homenagens àqueles que já partiram.

Certamente, esse 2 de novembro, terá um sentido mais profundo, por conta das consequências e efeitos da trágica e inesquecível pandemia. Cabe evidenciar que o termo “finados” significa algo que findou, acabou ou, mais precisamente, morreu.

De acordo com registros históricos, essa tradição foi instituída pela Igreja Católica, por volta do século 10, e traduz a mensagem de que os vivos devem interceder pelas almas que se encontram em fase de purificação no purgatório.

Embora o dia seja dedicado aos finados, a reflexão também cabe à vida. Naturalmente, a morte é um fato inerente à vida, mas nem por isso a aceitamos. Diante dessa realidade, cabe de forma oportuna a visão do filósofo Mario Sérgio Cortella, quando sustenta que, “nosso medo não deve ser de morrer, mas sim, de uma vida inútil, fútil e desperdiçada.”

Portanto, que esse dia seja de lembrarmos e homenagearmos nossos entes queridos, mas também, de refletirmos como estamos vivendo. Que todos possam dedicar esse dia para exercitar a paz e serenidade.